Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 18h34

PMDB vai lançar candidato para disputar com Chinaglia na Câmara

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PMDB na Câmara decidiu nesta quarta-feira que vai lançar candidato para disputar a presidência da Casa Legislativa. O nome do candidato, no entanto, será escolhido somente na próxima terça-feira --data em que o partido comemora aniversário de 40 anos.

O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), cotado ao lado do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) para disputar a presidência da Casa pelo partido, disse que os peemedebistas estão unidos em torno da candidatura própria. "Todos são a favor da candidatura do PMDB à presidência da Câmara. A bancada entende que, regimentalmente, tem direito de indicar o nome e não precisa abrir mão desse direito", afirmou Eunício.

O deputado defendeu, no entanto, que a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara chegue a um consenso para a escolha de um candidato único à presidência da Casa. "Precisamos encontrar consenso em um nome. Vou trabalhar para buscar a unidade da base, mas vejo sentimento forte da bancada de fazer valer o seu candidato", disse.

Geddel adotou um tom mais ameno ao defender a unidade da base aliada. O deputado afirmou que os partidos que sustentam a coalizão do presidente Lula têm a obrigação de chegar a um nome de consenso. "O PMDB tem quer ter candidato e buscar a viabilidade política. Se não conseguir, tem que colocar os pés no chão", ressaltou.

O Palácio do Planalto teme um racha da base aliada na disputa à presidência da Câmara com o lançamento da candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP). O presidente Lula e o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) vêm cobrando dos aliados unidade na escolha do candidato.

O presidente chegou a afirmar nesta terça-feira que deve haver "subordinação" dos candidatos à base para evitar a derrota do governo como ocorreu na eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) --quando o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) perdeu a disputa para o representante do "baixo clero".

Leia mais
  • Atrasos em aeroportos adiam reunião do PDT sobre adesão ao governo
  • PF entregará à CPI provas contra Lacerda
  • PR formaliza entrada na coalizão de Lula
  • TSE decide manter diplomação de Lula para o dia 14

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página