Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2006 - 12h41

Viana diz que Lula tem que dar espaço de visibilidade para PT no 2º governo

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Cotado para assumir um ministério no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Acre, Jorge Viana (PT), defendeu hoje que o partido assuma pastas de maior destaque no próximo mandato do petista para recuperar a credibilidade.

Viana citou os Ministérios da Educação e Saúde como exemplo de áreas que garantem exposição aos seus titulares, mais do que os ministérios da área econômica.

Segundo ele, o que importa não é o número de pastas, mas quais serão administradas pelo partido.

"Pelos problemas que tivemos com companheiros no primeiro mandato, o PT está devendo se destacar mais no segundo governo Lula. Não em quantidade de ministério, mas ocupar áreas de maior visibilidade. É possível o partido comandar áreas de destaque na sociedade", disse.

Viana defende que "o PT tem que ser o melhor e o melhor aliado do governo" para garantir tranqüilidade ao presidente Lula no segundo mandato. "O presidente Lula precisa cada vez mais do apoio do PT, que a gente possa somar no governo", disse.

O governador reeleito do Piauí, Wellington Dias, também defendeu que o PT ocupe espaços estratégicos no governo Lula. "Nós temos bons quadros, pessoas preparadas para contribuir com o governo e com o Brasil. O PT deve ter a presença de suas lideranças em áreas que tenham, normalmente, forte impacto na sociedade", afirmou.

Especulações

As especulações de que Viana irá ocupar um ministério no segundo governo foram reforçadas hoje pelo presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia. Ao abrir um encontro com deputados estaduais e a equipe de transição dos governos que o partido irá assumir, Marco Aurélio comentou que Viana "vai assumir funções que vão fazer ele sentir saudades da época em que era governador".

Em entrevista após a reunião, Marco Aurélio continuou: "Alguém tem dúvidas de que ele vai assumir um cargo de importância no próximo governo?"

O governador preferiu não estimular as especulações. "Cabe exclusivamente ao presidente Lula a definição de quem deve ocupar os ministérios. É uma tarefa difícil. Não é fácil a sucessão de si mesmo", disse.

Apesar da ponderação, Viana deu um conselho para o presidente. "Ao contrário do que se diz no futebol, de que em time que está ganhando não se mexe, no Acre a gente aprendeu que não é bem assim. É bom mudar para melhorar sempre", afirmou.

Leia mais
  • PF vai ouvir membros do PT-SP sobre escândalo do dossiê
  • Polícia Federal quer inquérito sobre Lacerda
  • Contas de Aécio Neves são aprovadas pelo TRE de Minas
  • CPI pretende indiciar só três no caso dossiê

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página