Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 20h04

Lula lamenta que "brincadeira" sobre esquerda tenha virado polêmica

Publicidade

ANDREZA MATAIS
FELIPE NEVES
da Folha Online, em Brasília e São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou minimizar nesta quarta-feira suas polêmicas declarações sobre a ligação entre a imaturidade e a ideologia de esquerda. O petista lamentou que a "brincadeira" tenha sido mal interpretada.

"Eu fiz uma brincadeira. Lamentavelmente, parece que tem gente no Brasil que não gosta mais de humor, que acha que humor é pecado. Nem uma boa brincadeira é considerada uma brincadeira", disse Lula.

"As pessoas perderam o humor. Me desculpe, mas acho que a falta de humor é uma coisa que o país não pode perder", acrescentou o presidente.

Após receber prêmio da revista "IstoÉ", no noite de segunda-feira, Lula relacionou a postura de esquerda à juventude e à imaturidade, arrancando risos e aplausos de uma platéia formada por empresários e intelectuais.

"Se você conhece uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque está com problema [risos e aplausos]. Se você conhecer uma pessoa muito nova de direita, é porque também está com problema", afirmou o presidente.

Lula explicou que, em sua opinião, as pessoas responsáveis tendem a, conforme amadurecem, abrir mão de suas convicções radicais para alcançar uma confluência. Tal fenômeno ele classificou de "evolução da espécie humana".

"Quem é mais de direita vai ficando mais de centro, e quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata, menos à esquerda. As coisas vão confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos, e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito", acrescentou.

Leia mais
  • TSE aprova contas de campanha do presidente Lula, mas rejeita as do comitê
  • TRE faz aprovação a jato de contas em São Paulo
  • Para Frateschi, houve "armação" contra o PT no escândalo do dossiê
  • Lula deve evitar temas polêmicos em reunião do conselho político

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página