Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2006 - 15h34

Aldo se compromete a manter candidatura e enfrentar Chinaglia

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), se comprometeu hoje com os partidos que apoiam a sua candidatura à reeleição, que não irá desistir da disputa, mesmo que para isso tenha que enfrentar no plenário o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele se reuniu hoje com vários de seus apoiadores, que calculam um mínimo de 200 votos "garantidos" para o candidato, nas atuais condições.

Os parlamentares mais experientes avaliam que um candidato com pelo menos 200 votos, logo "de partida", dificilmente perde uma eleição na Câmara. Nas previsões dos aliados de Aldo, ele deve vencer a eleição com uma vantagem de 40 votos sobre o adversário. A escolha do presidente da Casa está prevista para o dia 1º de fevereiro.

"Para mim, o deputado Aldo é candidato. Ele não trabalha com outra hipótese. E deixou isso claro, hoje. Mesmo que tenha disputa, não vejo condições dele desistir. Ele está muito firme em cima disso", afirmou o líder do PFL na Câmara, o deputado Rodrigo Maia (RJ).

O PFL e o PSDB, dois dos principais partidos de oposição, trabalham pela candidatura de Aldo. O candidato já teria se comprometido com esses partidos a fazer um mandato diferente do atual, se for reeleito.

Ele tem alegado que, atualmente, ocupa um "mandato tampão", já que substituiu o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou para escapar da cassação.

Aldo assumiu, entre outros compromissos, uma melhor articulação da Casa com os Estados. No encontro de hoje, o grupo também avaliou que a proposta do PT para o PMDB, de apoiar uma candidatura da legenda para o biênio 2009-2010, não deve beneficiar Chinaglia. Nesse casos, Aldo também poderia fazer a mesma proposta.

"O Aldo também pode dividir o PMDB ou se comprometer com outro partido. O Marco Aurélio [Garcia, presidente interino do PT] não é político, nunca teve voto e não tem sensibilidade política", disse Maia.

Segundo o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), no encontro de hoje ficou decidido que o grupo irá procurar mais apoios. No próximo dia 6, haverá um novo encontro dos aliados para fortalecer a candidatura de Aldo.

Leia mais
  • Presidente reúne artistas para discutir Lei do Esporte
  • Telões serão o maior gasto do Planalto com a posse
  • Justiça arquiva ação penal contra Maluf
  • Prazo para justificar ausência no 2º turno termina hoje
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a disputa pela presidência da Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página