Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2007 - 14h27

Para Jungmann, vitória de Chinaglia na Câmara representaria volta de Dirceu

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) afirmou nesta segunda-feira que as candidaturas de Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) à presidência da Câmara são uma continuidade do "estado de coisas" da Casa.

"Temos respeito pelo Aldo e pelo Arlindo, mas os dois são farinha do mesmo saco no que diz respeito a não romper com este estado de coisas."

Segundo Jungmann, a vitória de Chinaglia significaria o retorno do deputado cassado José Dirceu à Câmara. Jungmann participa hoje de uma reunião de um grupo suprapartidário de 15 deputados para definir um programa e uma terceira candidatura à presidência da Câmara.

"O presidente Aldo se comportou como um auxiliar do presidente Lula. E o Chinaglia é resultado de uma aliança entre Zé Dirceu e Marta Suplicy", disse o deputado. E acrescentou: "[Chinaglia] Representa o retorno de mensaleiros e sanguessugas. Representa colocar na cadeira de presidente da Câmara o senhor José Dirceu e a abertura da anistia para quem foi condenado."

Jungmann também disse que a possível vitória de Chinaglia significaria uma derrota para o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) e para o presidente Lula. "Como é que o presidente Lula vai negociar com Arlindo Chinaglia querendo recolocar o aparelho [PT] lá dentro [na Câmara], querendo fazer a indicação de mensaleiros, sanguessugas, disputando cada espaço de ministério."

O deputado também mandou um recado direto para Tarso. "Olha, se o Chinaglia chegar ao poder, Tarso, você não vai mandar nada. O instrumento de poder [que é o] PT fica com o José Dirceu e volta exatamente o lado negro da força."

Leia mais
  • Frente vai "patrulhar" parlamentares eleitos
  • Planalto e Aldo agem para barrar 3º nome na Câmara
  • Blog do Josias: Planalto reúne aliados para tentar acordo na Câmara
  • Irmão tenta falar com Lula, mas presidente estava pescando
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página