Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2007 - 15h12

Dirceu chama oposição de cínica e defende candidato único na Câmara

Publicidade

da Folha Online

O ex-ministro José Dirceu afirmou nesta segunda-feira, em seu blog, que a articulação para se lançar um candidato alternativo à presidência da Câmara revela todo o "cinismo" da oposição. Para ele, ao contrário do que diz, o grupo não busca um presidente "autônomo e republicano", mas sim "derrotar o PT e o governo, o resto é conversa fiada".

Preocupado, Dirceu mandou um recado à base aliada. "Fica evidente que o PT e os seus aliados, começando pelo PC do B, devem chegar a um acordo e a um candidato único. Caso contrário, estaremos sempre correndo o risco de uma segunda derrota na disputa pela presidência da Câmara."

Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) não abrem mão de suas candidaturas à presidência da Casa, o que preocupa o Palácio do Planalto. O racha pode prejudicar a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de formar um governo de coalizão.

De forma irônica, o ex-ministro compara a postura dos parlamentares com a que foi adotada durante as duas gestões do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"O cinismo é tal que o ex-ministro de FHC Raul Jungmann [PPS-PE] fala em um presidente autônomo e republicano --deve estar se referindo aos presidentes eleitos nos governos FHC Luiz Eduardo Magalhães e Aécio Neves, fora Inocêncio de Oliveira e Michel Temer, todos governistas de carteirinha", afirma Dirceu.

"A participação do deputado tucano José Aníbal, que foi líder de FHC na Câmara, só comprova o caráter oposicionista do grupo e o seu objetivo, que é eleger um presidente articulado com a oposição, tudo a pretexto de moralizar a Câmara e de garantir sua independência perante o Executivo, coisa que jamais fizeram no governo FHC", acrescenta.

Leia mais
  • Frente vai "patrulhar" parlamentares eleitos
  • Planalto e Aldo agem para barrar 3º nome na Câmara
  • Blog do Josias: Planalto reúne aliados para tentar acordo na Câmara
  • Irmão tenta falar com Lula, mas presidente estava pescando
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página