Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2007 - 17h41

Procuradoria recorre ao STJ para repassar bens de Arcanjo à União

Publicidade

da Folha Online

A Procuradoria Regional da República entrou nesta segunda-feira com recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedindo que os bens do ex-policial João Arcanjo Ribeiro sejam repassados à União.

Arcanjo, mais conhecido como Comendador, foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro, em novembro de 2006, pelo TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Assim, para o procurador regional da República, Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho, caso Arcanjo não comprove a origem do dinheiro, todos os seus bens devem ser revertidos à União.

Carvalho argumenta que a decisão do TRF-1 contraria a Lei da Lavagem de Dinheiro. Na condenação, o tribunal determina que a Justiça especifique, para serem devolvidos ao patrimônio público, quais "bens, direitos e valores do acusado que são produtos do crime ou que foram adquiridos com recursos dele provenientes".

Já a Lei da Lavagem de Dinheiro define que "o juiz determinará a liberação dos bens, direitos e valores apreendidos ou seqüestrados quando comprovada a licitude de sua origem".

"Se a origem dos bens é oculta, não há como precisar sua fonte, a não ser invertendo-se o ônus da prova", afirma o procurador.

O recurso aguarda agora decisão do STJ. Se acatado, os bens de Arcanjo e de outras quatro pessoas envolvidas no crime de lavagem de dinheiro vão passar a integrar o patrimônio da União. Enquanto não for julgado o recurso pelo STJ, os bens continuam à disposição da Justiça, conforme decisão do TRF-1.

Leia mais
  • Tarso reúne base aliada, sem definir disputa na Câmara; Lula terá que intervir
  • Cinco governadores reeleitos começam segundo mandato com período de férias
  • Governo planeja pagar benefício do Bolsa Família por no mínimo 2 anos
  • MST realiza as primeiras invasões no governo Serra
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre João Arcanjo Ribeiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página