Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2007 - 15h39

Yeda diz que PSDB deve discutir 3ª via para presidência da Câmara

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), indicou nesta segunda-feira que seu partido deve discutir uma solução de terceira via para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Ela evitou citar uma preferência por Aldo Rebelo (PC do B-SP) ou por Arlindo Chinaglia (PT-SP).

"Como parlamentar, eu fui aguerrida na necessidade de uma terceira via, já que a própria base de apoio ao presidente Lula apresentava dois candidatos", disse a governadora, em uma referência à eleição de 2005, quando o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) se apresentou como um candidato alternativo da base aliada à candidatura oficial de Luiz Eduardo Greenhalg (PT-SP). A divisão dos votos permitiu a vitória de Severino Cavalcanti (PP-PE), numa das maiores derrotas do governo Lula no primeiro mandato.

Para Yeda, o PSDB deve discutir a sucessão na Câmara, mas sem desrespeitar a autonomia da bancada. Ela afirmou que, a partir de agora, teria que haver uma negociação permanente no partido que incluísse lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os governadores.

A tucana também se mostrou favorável a algum acordo entre o PSDB e os candidatos à sucessão e citou como exemplo o próprio Estado. "Nós temos partidos muito grandes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, eu apoiei uma solução que foi dada e nós vamos ter quatro presidentes [na Assembléia do Estado], um por ano".

"Nesse caso, o PT vai ter pela primeira vez um presidente, mesmo com uma governadora do PSDB", acrescentou Yeda.

Leia mais
  • Rachado, PSDB pode antecipar Executiva
  • Em viagem curta, Lula participa de posse no Equador
  • PL, Prona e PSC devem apoiar candidatura de Chinaglia
  • "Grupo dos 30" sela aliança com Aldo contra Chinaglia
  • Suplentes doaram para a campanha de 15 senadores

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Yeda Crusius
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página