Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2007 - 12h58

PPS decide recomendar à bancada apoio a candidato da terceira via

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A Executiva Nacional do PPS decidiu nesta terça-feira recomendar à bancada do partido na Câmara que apóie o candidato alternativo na disputa pela presidência da Casa. O nome do candidato deve ser anunciado na tarde de hoje, após reunião do grupo suprapartidário que articula a candidatura.

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), reconheceu, no entanto, que a bancada tem autonomia e pode não seguir a recomendação do partido.

"A bancada é quem vai decidir, mas o partido indica a candidatura alternativa. É a resposta que nós podemos dar para a sociedade que espera dos partidos que não se envolveram em escândalos uma postura como esta de não aceitar Aldo Rebelo [candidato à reeleição pelo PC do B] ou Arlindo Chinaglia [candidato do PT]", disse.

O líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), disse que vai reunir o partido no dia 30, dois dias antes da eleição, para tomar uma posição da bancada. Segundo a Folha Online apurou, a tendência é que os deputados sigam a orientação do partido. O PPS elegeu 22 deputados.

Coruja desautorizou o candidato do PT a computar para sua candidatura o apoio do PPS. Chinaglia tem afirmado que conversou com o deputado e recebeu dele sinalização de apoio. "Eu conversei com o Chinaglia porque ele me procurou e não autorizei a divulgação disso", afirmou, na reunião da Executiva.

Freire não quis comentar sobre quem será o candidato da terceira via. Segundo ele, o nome pode surgir até mesmo no dia da eleição. "Ninguém imaginava que o azarão Severino pudesse ir para o segundo turno e ganhar a eleição", afirmou. Em 2005, o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) venceu o PT na disputa à presidência da Câmara.

Leia mais
  • Aldo quer candidato da terceira via para tentar derrotar Chinaglia
  • Fruet quer garantia para ser candidato da 3ª via à presidência da Câmara
  • Juventude tucana ataca apoio da bancada à candidatura de Chinaglia
  • Chinaglia pode colocar em votação anistia política a José Dirceu
  • Aldo condena estratégias de Chinaglia para conquistar presidência da Câmara
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página