Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2007 - 19h41

PT se articula para buscar votos para Chinaglia

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Os coordenadores da campanha de Arlindo Chinaglia (PT-SP) vão intensificar a busca de votos para o petista com o lançamento da candidatura de Gustavo Fruet (PSDB-PR) na disputa pela presidência da Câmara. Chinaglia vai aumentar o ritmo de viagens pelo país --já que a maioria dos parlamentares em recesso está em suas bases eleitorais --e promete para os próximos dias divulgar carta com suas propostas de trabalho.

O objetivo do grupo pró-Chinaglia é demonstrar que o candidato petista é o representante da base aliada com melhores condições de vencer a disputa, já que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) possui oficialmente apenas o apoio do PSB, PC do B e do PFL.

A estratégia petista é uma forma de pressionar indiretamente Aldo a desistir da disputa na eminência de uma vitória de Fruet.

"Vimos com naturalidade a candidatura do Fruet. Isso nos leva à reflexão sobre a possibilidade de unificação das candidaturas. Não faremos nenhum apelo ao Aldo para renunciar, seria desrespeitoso a ele, nem o presidente Lula fará isso. Mas temos que unificar em torno de uma candidatura viável", afirmou o deputado em defesa do nome de Chinaglia.

Guimarães reconheceu que a disputa ocorrerá voto a voto, mas na opinião do deputado petista a candidatura de Chinaglia "é a que vem reunindo o maior número de apoios" --por isso é considerada na sua opinião a mais viável.

Os aliados de Chinaglia também apostam numa dissidência do PSDB, mesmo com a decisão do partido de rever o apoio ao petista em prol de Fruet. "Os que já se posicionaram pelo Arlindo, eu acredito que vão manter esse apoio", disse.

Parte da bancada do PT se reuniu esta tarde para fazer um balanço da candidatura de Chinaglia. Segundo o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), o petista se reafirma a cada dia como candidato que une a base aliada. "Ele não é mais candidato do PT, mas da base de sustentação do governo", afirmou o deputado.

Leia mais
  • PTB e PP apóiam Chinaglia; PSDB recua e fecha com Fruet
  • Tarso afirma que candidatura de Fruet não divide base do governo
  • Para PFL, votos de Fruet vão migrar para Aldo em eventual 2º turno
  • Tasso apóia candidatura de Fruet para presidência da Câmara
  • Lula promete não interferir e diz que Aldo e Chinaglia são como "filhos"
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página