Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2007 - 20h49

PV adere a bloco que apóia candidatura de Aldo Rebelo

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PV decidiu hoje integrar o bloco parlamentar formado pelo PC do B, PSB e PDT que apóia o candidato Aldo Rebelo (PC do B-SP) à presidência da Câmara. Com o ingresso do PV, o bloco passa a contar com 77 parlamentares --bancada que supera as presenças do PSDB e do PFL. Aldo também já conta com o apoio do PFL à sua candidatura à reeleição.

Com este número, o bloco assegura pelo menos um cargo de titular na Mesa Diretora da Câmara, além da presidência de comissões cobiçadas por diversos partidos na Casa. O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) concordou com a formação do bloco mesmo apoiando pessoalmente o tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR) na disputa pelo comando da Câmara.

'Só assinei a lista de apoio para não impedi-los de formar o bloco. Mas a minha posição é de independência, e sempre será. Continuo apoiando o candidato da terceira via', afirmou Gabeira.

O PV, ao lado do PC do B, PSB e PDT vão agora em busca de outros três partidos para integrar o bloco parlamentar: PMN, PAN e PHS. Se as legendas integrarem o bloco, os partidos reunirão 83 parlamentares --a terceira maior bancada da Câmara. O PDT decidiu esta noite integrar o bloco.

O PSC também está na mira do grupo de partidos, já que a legenda conseguiu eleger nove deputados na Câmara. Se o PSC formalizar a entrada no grupo, o bloco terá a maior bancada na próxima legislatura, com 92 parlamentares --superando o PMDB, que elegeu 89 deputados, e o PT, com 83 eleitos.

Leia mais
  • PDT decide apoiar candidatura de Aldo e entra no bloco PSB-PC do B
  • Disputa entre ACM Neto e Onyx Lorenzoni racha bancada do PFL na Câmara
  • PT lista onze ministérios para ocupar no governo Lula
  • Debate amplia desgaste na base; Berzoini chama Aldo de deselegante
  • Fornecedores do governo financiaram Aldo e Chinaglia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página