Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 12h28

Jefferson diz que não quer anistia e alfineta José Dirceu

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Ao contrário do deputado cassado José Dirceu (PT-SP), o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse hoje que não vai trabalhar para reaver os seus direitos políticos. Os dois tiveram os mandatos cassados após a denúncia feita por Jefferson da existência do suposto mensalão, que seria orquestrado por Dirceu.

Dirceu vem recolhendo assinaturas para ingressar na Câmara com um projeto de iniciativa popular. Esse é um dos caminhos para que ele consiga reverter o processo de cassação. "É um direito do José Dirceu, mas eu não volto pela porta dos fundos. Vou cumprir meu tempo porque não negocio com quem me cassou", disse Jefferson.

Outro motivo, segundo o petebista, é que preciso haver um "clamor popular" pela anistia, "como arranjo político ela é sempre um desastre".

Dirceu estaria negociando com Arlindo Chinaglia (PT-SP) para que ele, se eleito presidente da Câmara, acelere a votação da anistia.

Jefferson foi um dos principais responsáveis pela cassação de Dirceu. O petista ainda chefiava o Ministério da Casa Civil quando foi acusado por Jefferson de ser o chefe do esquema do mensalão.

Ficou notório no meio político as declarações de Jefferson em depoimento no Conselho de Ética da Câmara incitando o petista a deixar a pasta para evitar prejuízos ao presidente Lula: "Sai daí Zé, não faça réu um homem inocente". Depois disso, José Dirceu reassumiu o mandato para enfrentar o processo na Câmara, que resultou na cassação do seu mandato.

Leia mais
  • Câmara escolhe hoje presidente em meio à disputa na base
  • Entenda a distribuição de cargos na Câmara dos Deputados
  • Saiba como será a eleição para a presidência do Senado
  • No dia da posse, candidatos da Câmara tentam conquistar votos dos novatos
  • Renan e Agripino demonstram confiança na vitória para presidência do Senado

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página