Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 20h07

Começa eleição para o 2º turno; PSDB libera voto da bancada

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Já começou o segundo turno da eleição para a presidência da Câmara. Os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) --ambos da base governista-- se enfrentam neste segundo round da disputa.

No primeiro turno, Aldo obteve 175 votos, enquanto Chinaglia ficou com 236 votos. O candidato da terceira via, Gustavo Fruet (PSDB-PR), foi derrotado no primeiro turno com 98 votos. Foram computados ainda três votos em branco.

O pleito foi para o segundo turno porque nenhum dos três candidatos conseguiu metade mais um dos votos dos 512 deputados que votaram na eleição realizada nesta quinta-feira --seriam necessários 257 votos.

O deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara, disse que o partido liberou a bancada para votar em quem quiser no segundo turno. No primeiro turno, a bancada foi orientada a votar em Fruet.

"Vamos liberar a bancada uma vez que não temos sentimento de propensão a um ou outro candidato", disse Pannunzio.

O vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB-RS), um dos articuladores da campanha de Aldo, disse acreditar que na migração natural dos tucanos para o atual presidente da Casa. "Essa é a hora do PSDB não deixar o PT botar a estrela no bico do tucano."

Aliados de Aldo acreditam na adesão dos 98 parlamentares da chamada terceira via na candidatura do comunista, incluindo os votos do PSDB.

Já o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) disse que não há muito espaço para negociar apoio para o segundo turno. "Quem vem agora, vem naturalmente. Não há mais tempo para buscar votos."

Leia mais
  • Com vitória folgada, Renan é reeleito presidente do Senado
  • Derrota de Agripino contou com "traições" da bancada de oposição
  • Suplicy erra voto e troca de cédula na votação do Senado
  • Deputado William Woo samba na Câmara para comemorar posse
  • De chapéu e bengala, Clodovil diz que não sabe o que é o PAC
  • Turma do "Pânico" é barrada no Congresso, mas brinca com ACM

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página