Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 21h47

Lideranças do Senado indicam os nomes para composição da nova Mesa Diretora

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Os líderes de bancada chegaram a um acordo sobre a distribuição de cargos para a Mesa Diretora da Casa, após a reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado ante Agripino Maia (PFL-RN). Os nomes propostos na reunião das lideranças ainda devem ser votados no plenário da Casa

A primeira vice-presidência deve continuar nas mãos do PT, que manteve Tião Viana (AC) para o cargo, enquanto o PSDB ficou com a segunda vice, ocupada por Álvaro Dias (PR).

Na distribuição das quatro secretarias, o PFL vai indicar nomes para a primeira e a terceira, enquanto o PMDB ficou com a segunda e a quarta com o PR. O PSDB vai apontar nomes para duas suplências, enquanto PTB e PSB ficam com uma cada.

Houve um atraso no acordo nas negociações entre as lideranças partidárias para compor as chapas que disputarão a eleição no Senado. A reunião dos líderes estava inicialmente prevista para as 15h30. Começou com atraso e somente terminou pouco depois das 21h.

Comissões

Na distribuição da comissões permanentes, o PT ficou com a importante CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), a cargo de Alozio Mercadante. A CAE avalia as principais medidas econômicas do governo enviadas para o Senado.

O PSDB também ficou com uma comissão importante, de Infra-estrutura, pedido pelo novo senador Marconi Perillo (GO). Essa comissão deve ser responsável pela avaliação das medidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O PFL reconduziu Antônio Carlos Magalhães (BA) para a Comissão de Constituição e Justiça, outra comissão estratégica.

A Comissão de Relações Exteriores saiu das mãos do PT para o PFL, representado por Heráclito Fortes (PI). O PMDB deve presidir duas comissões: Reforma Agrária e de Fiscalização e Controle, mas ainda não teria indicado nomes.

O PSB ficou responsável pela Comissão de Assuntos Sociais, a cargo de Patrícia Gomes (CE). O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF) será o responsável pela Comissão de Educação.

Leia mais
  • Com vitória folgada, Renan é reeleito presidente do Senado
  • Derrota de Agripino contou com "traições" da bancada de oposição
  • Suplicy erra voto e troca de cédula na votação do Senado
  • Deputado William Woo samba na Câmara para comemorar posse
  • De chapéu e bengala, Clodovil diz que não sabe o que é o PAC
  • Turma do "Pânico" é barrada no Congresso, mas brinca com ACM

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página