Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2007 - 19h39

Chinaglia diz que Clodovil vai ter que respeitar regras da Câmara

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reagiu nesta noite às provocações do deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP), que o chamou de "mal-educado" por ter interrompido seu primeiro discurso no plenário da Câmara. Chinaglia disse que o Brasil "tem temas muito mais importantes" para discutir que a insatisfação do deputado recém-empossado.

"Aqui existem regras às quais todos os deputados estão submetidos. Ele vai se informar sobre essas regras e eu prefiro me orientar por elas", disse Chinaglia.

Clodovil atacou Chinaglia esta tarde, depois de discursar no plenário. O deputado disse que o presidente da Câmara o "botou para fora" da tribuna da Casa. "Ele é muito mal-educado. Eu ouvi ele uma hora falando no meu ouvido quando queria o meu voto [para a presidência da Câmara]. Eu não preciso dele para nada. Estou aqui por desejo das pessoas e não dele", disse Clodovil.

O deputado também criticou os deputados presentes no plenário que, ao final do seu discurso, não aplaudiram suas palavras. "Acho o plenário mal-educado. Se a gente trabalha para uma nação, a gente tem que prestar atenção no que as pessoas estão dizendo. Vocês estão cobrindo o quê, fuxico? Vocês estão fazendo matérias que podem ser de interesse do povo", disse Clodovil aos jornalistas.

Fiel ao seu estilo, Clodovil chegou ao plenário da Câmara nesta terça-feira de óculos escuros, terno e gravata, com sua bengala. Seguiu direto para a tribuna da Câmara, onde estava inscrito para discursar. Mas acabou interrompido por Chinaglia pontualmente às 16h, quando o presidente da Câmara decidiu dar início às votações exatamente no horário em que determina o regimento da Casa Legislativa --rigor nem sempre adotado por seus antecessores.

Ritmo acelerado

Chinaglia negou que esteja impondo um ritmo "frenético" à Câmara --uma vez que conseguiu destrancar a pauta da Casa hoje votando duas medidas provisórias além de ter convocado esforço concentrado na semana que vem para compensar os dias parados no Carnaval.

"Eu acho que esse é o ritmo normal que deveria ser adotado sempre. A sociedade espera isso. A iniciativa de começar a Ordem do Dia no horário foi útil. Penso que essa nova legislatura percebe essa nova disposição", afirmou Chinaglia.

O presidente da Câmara reiterou que, amanhã, vai colocar em votação o projeto que extingue CNEs (Cargos de Natureza Especial) na Câmara e o que cria a Super Receita --sobre o qual não há acordo com a oposição.

Leia mais
  • Clodovil silencia plenário ao reclamar do barulho e diz querer amar deputados
  • De chapéu e bengala, Clodovil diz que não sabe o que é o PAC
  • Clodovil visita Câmara e diz que vai defender política do afeto e amor
  • Após ser interrompido, Clodovil chama Chinaglia de "mal-educado"
  • Teto salarial eleva gastos do Judiciário nos Estados
  • Chinaglia quer atestado médico para compensar falta de deputados

    Especial
  • Leia mais sobre o deputado Clodovil Hernandes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página