Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2007 - 18h49

Lula afasta crise e diz que PT vive "disputa democrática"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado, pouco antes de seguir para a abertura do 3º congresso nacional do PT, que o partido "não está dividido nem rachado". Na sexta, Lula fez um discurso duro contra as divergências internas do PT. Lula repreendeu os petistas por fazerem críticas aos próprios colegas de legenda. "Com 27 anos, está na hora de darmos uma trégua e e dizermos aos companheiros: 'vamos ser companheiros'", disse Lula. A declaração foi criticada pela esquerda petista.

Neste sábado, Lula afirmou que, como presidente, não se envolve mais nas disputas internas do partido e que se tornou uma "espécie de magistrado".

"Todas as vezes que o PT está chegando em um momento de congresso, as perguntas são as mesmas: 'O PT está rachado? O PT está dividido?' O PT não está nem dividido nem rachado. O PT está exercitando uma coisa que nós chamamos de democracia."

"Eu estarei torcendo para que o PT saiba que a sua responsabilidade, enquanto partido que tem o presidente da República, é maior do que quando era oposição."

PAC

Quanto às emendas apresentadas pelo Congresso ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o presidente disse estar "convencido de que irão colaborar".

"A experiência que eu tenho é que, na maioria das vezes, o Congresso Nacional ajudou, e ajudou bem. Outras vezes, em que apresentam alguma coisa que não condiz com a realidade, simplesmente o presidente da República tem o poder do veto."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre congressos do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página