Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2007 - 19h11

Clodovil, Frank Aguiar e "musa" da Câmara vão trabalhar juntos em comissão

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Os deputados Frank Aguiar (PTB-SP) e Clodovil Hernandez (PSC-SP) serão parceiros na Câmara dos Deputados. Os dois escolheram a Comissão de Educação e Cultura para atuar nos próximos dois anos. No colegiado são discutidos todos os projetos que tramitam na Casa que sobre as duas áreas.

Sergio Lima/Folha Imagem
Também participam da Comissão de Educação os deputados Paulo Renato (PSDB-SP), ex-ministro da Educação no governo FHC, Manuela D'ávila (PC do B-RS), considerada a musa da Câmara, e o deputado Paulo Bornhausen (PFL-SC), filho do presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen.

Pela escolha que fez, Clodovil pode ser obrigado a conviver com freqüência com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, um de seus desafetos. A petista vem sendo cotada para assumir o Ministério da Educação no lugar de Fernando Haddad. Os ministros costumam ser convidados pelas comissões para participar de audiências públicas e discutir os temas relativos as suas pastas.

Leopoldo Silva /Folha Imagem
Durante a campanha eleitoral, questionado sobre o possível reencontro com Marta o deputado ironizou: "O que Marta Suplicy vai fazer em Brasília? Por acaso vai passar nossa roupa?". Hoje ele não foi encontrado para comentar o assunto.

No que depender da comissão, porém, o "duelo" entre Clodovil e a ex-prefeita não deve ocorrer. O presidente do colegiado, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), disse que a comissão apóia a permanência de Haddad no cargo. "Lamento que a Ministério da Educação esteja colocado nas negociações políticas. A comissão toda gosta do Haddad e gostaria que ele ficasse no cargo porque é um ministro aberto para o diálogo e o menos preconceituoso que já passou pela pasta", disse.

Se a troca pela ex-prefeita for inevitável, Vieira disse que ela "mesmo que não queira" vai ter que se relacionar com a comissão'.

Sucesso

A presença de Frank Aguiar e Clodovil na comissão animou o deputado Gastão Vieira que aposta que os dois darão mais visibilidade ao colegiado. "Minha esperança é muito positiva com relação aos dois e a visibilidade que eles poderão dar ao trabalho da comissão", disse. O deputado prometeu que dará aos dois "tratamento de veterano" e que apesar de novatos receberão projetos para relatar. "Eles vão trabalhar bastante", disse.

É nas comissões que os deputados novatos têm mais chances de aparecer na Câmara. No plenário quem "manda" são os líderes dos partidos e os parlamentares com mais tempo na Casa. Nas comissões, o número de deputados que atuam em cada uma delas é menor o que facilita a participação de todos.

Leia mais
  • Veja os deputados indicados para presidir comissões permanentes da Câmara
  • Coleta de assinaturas para anistia de Jefferson pode começar após Carnaval
  • Comissão de Agricultura vai procurar Lula para pedir ministro alinhado com setor
  • Câmara escolhe Leonardo Picciani para presidir CCJ
  • Palocci será 2º vice da comissão de Finanças; Frank Aguiar fica em Educação
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página