Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2007 - 13h00

PT deve adiar escolha de cargos que pedirá a Lula; partido ouvirá bancadas

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A Executiva Nacional do PT deve adiar nesta segunda-feira a decisão sobre os cargos que a legenda irá pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo mandato.

Segundo a Folha Online apurou, a decisão será compartilhada com as bancadas do partido na Câmara e no Senado. Além disso, o adiamento se deve ao fato de o presidente já ter sinalizado que pode esperar a convenção do PMDB, marcada para 11 de março, para anunciar a reforma ministerial.

No encontro de hoje, alguns integrantes do PT avaliaram que em todos os partidos é natural que as bancadas sejam consultadas e que não poderia ser diferente no PT.

Conforme o integrante da Executiva, no entanto, a decisão de ouvir as bancadas pode criar "marolas" que poderiam prejudicar a participação do partido no governo.

Outra decisão do PT é que a legenda não deve mais expor os nomes que pretende ter como representantes no governo. A avaliação do partido é que isso gera um processo de "fritura" dos possíveis ministeriáveis.

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que vem sendo cotada para um ou outro ministério no governo Lula, é um exemplo disso. O nome de Marta, segundo o PT, já sofre um desgaste. O próprio presidente Lula já teria comentado que não tem espaço para a ex-prefeita em seu segundo governo.

Leia mais
  • Lula diz que não fará grandes mudanças nos ministérios
  • PT discute hoje lista de ministeriáveis
  • PT nega que já tenha cargos demais no governo Lula
  • Em SP, seis suplentes têm 42 dias de mandato
  • Lula quer frear debate sobre eleições de 2008 e 2010

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página