Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2007 - 17h19

PTB diz que relação com PT vai azedar se partido disputar Conselho de Ética

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou para quinta-feira a eleição que irá definir o novo presidente do Conselho de Ética da Casa. A eleição deve provocar uma nova crise na base aliada do governo se o PT insistir em lançar candidato.

O líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO) disse que a vaga é do partido e que a relação entre as duas legendas irá "azedar" se o PTB for atropelado pelos petistas. O PTB tenta manter na presidência do órgão o deputado Ricardo Izar (SP), que está em campanha. Mas o PT trabalha, nos bastidores, para indicar o deputado José Eduardo Cardozo (SP).

O Conselho virou alvo de cobiça entre os partidos depois dos escândalos que marcaram a última legislatura. São os conselheiros que decidem se um processo de cassação de mandato deve avançar na Casa ou não. Também é o Conselho quem deve deliberar sobre o desarquivamento de processos de deputados que renunciaram na última legislatura para evitar a cassação. Essa lista inclui o petista Paulo Rocha (PA).

"Acho que o PTB foi o partido mais prejudicado no bate-rebate. A expressão pode parecer feia, mas é a lógica do jogo. O PTB está meio combalido e se vai perder o que tem fica muito ruim para a nossa relação com o PT", disse o líder petebista.

O partido ficou de fora da Mesa Diretora na composição que fez para apoiar a candidatura de Chinaglia à presidência da Casa e assumiu o comando de apenas uma comissão --a do Trabalho, presidida por Nelson Marquezelli (SP).

Izar disse que não desiste da candidatura e que se o PT insistir em lançar outro nome a disputa será no voto. "Sou candidato e vou até o fim", disse.

Para conquistar o apoio dos parlamentares o deputado decidiu inovar. Mandou colocar na página do Conselho na internet um poema de Carlos Drummond de Andrade no link "reuniões". "Não é bonito? Foi para o Carnaval", justificou.

Leia mais
  • Partidos têm até quarta para apresentar nomes para Conselho de Ética
  • Chinaglia nega acordo para reeleger Izar à presidência do Conselho de Ética
  • PT e PFL buscam consenso para presidência do Conselho de Ética
  • Conselho opõe Cardozo e Campo Majoritário no PT
  • PT rompe acordo com PTB e disputa presidência do Conselho de Ética da Câmara
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página