Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 11h36

OAB apresenta proposta de reforma política ao TSE

Publicidade

da Folha Online

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, se reúne às 12h de hoje com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello. No encontro, Britto apresentará a proposta de reforma política defendida pela OAB.0

A proposta da OAB tem temas polêmicos, como o "recall" para governantes (confirmação de mandatos), a possibilidade de a população convocar plebiscitos (prerrogativa do Congresso) e redução dos mandatos de senadores para quatro anos.

Amanhã, Britto entrega a proposta de reforma política para o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). A OAB criticou o modo como Chinaglia encaminhou a discussão: discutir a reforma com os líderes partidários sem ouvir as sugestões da sociedade.

"É um raciocínio totalmente equivocado. Esqueceu o deputado Chinaglia que a Câmara dos Deputados tem como razão de ser escutar a população, escutar o povo", disse Britto em entrevista à rádio CBN.

Na Câmara, o projeto de lei que trata da reforma política vem sendo debatido na Casa desde 2001. Passou por diferentes comissões e foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O texto trata principalmente do financiamento público de campanhas eleitorais; do voto em listas fechadas partidárias; do fim das coligações entre partidos para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores; e da fidelidade partidária.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • OAB entrega na sexta-feira proposta de reforma política a Chinaglia
  • PT vai lançar campanha pela reforma política
  • Reforma política não será votada nesta semana, afirma Chinaglia
  • OAB critica Chinaglia por reforma política
  • Maciel elabora projeto que limita troca-troca partidário
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia mais sobre reforma política
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página