Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 19h05

Bush anuncia envio de navio médico e programas de ajuda para América Latina

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente George W. Bush anunciou nesta segunda-feira, entre outras medidas, o envio de um navio militar médico para a América Latina e Caribe para cuidar dos pobres da região. Antes da viagem que começa nesta semana à região, Bush também anunciou iniciativas voltadas para jovens carentes, como ensino da língua inglesa e acesso à casa própria.

Segundo ele, o navio médico militar USNS Comfort sairá em junho, fazendo escalas em Belize, Guatemala, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Peru, Equador, Colômbia, Haiti, Trinidad e Tobago, Guiana e Suriname.

As equipes médicas devem atender 85 mil pacientes e realizar 1.500 operações, disse ele.

Bush anunciou a criação no Panamá de um Centro de Formação para as Profissões de Saúde para toda a América Central.

Ele também divulgou uma nova parceria, orçada em US$ 75 milhões em três anos, para ajudar os jovens a aprenderem inglês e para dar bolsas para estudar nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos vão conceder US$ 385 milhões suplementares para um programa de financiamento casa própria para a população carente.

A administração americana realizará nos próximos meses uma conferência com representantes do setor privado e organizações não-governamentais ou religiosas sobre os meios para melhorar o envio da ajuda e construir instituições de uma sociedade democrática.

Bush reivindicou a herança de grandes figuras fundadoras dos Estados Unidos e da América, George Washington e Simon Bolívar. "Devemos conduzir bem a revolução que eles começaram em nossos dois continentes. As milhões de pessoas das Américas que sofrem cotidianamente com a pobreza e a fome têm o direito de serem impacientes."

Durante um pronunciamento, Bush insistiu na necessidade de firmar um compromisso americano com o apoio da democracia e do desenvolvimento econômico na América Latina.

Bush deixará os Estados Unidos na quinta-feira para uma viagem ao Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México --que terminará no dia 14 de março.

Leia mais
  • Lula diz que não pretende conversar com Bush sobre Chávez
  • Lula vai pedir a Bush redução da taxa sobre álcool brasileiro
  • Bush traz ao Brasil cerca de 300 policiais
  • George Bush enfrentará "corrida de obstáculos" na América Latina
  • Americano deve viajar de SP a Guarulhos de carro por segurança
  • Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página