Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 09h06

Assembléia do PR aprova moção contra Chávez

Publicidade

MARI TORTATO
da Agência Folha

Amigo e admirador do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), não conseguiu evitar o constrangimento de ver o presidente venezuelano declarado "persona non grata no Paraná" pelos deputados da Assembléia Legislativa.

A moção foi aprovada anteontem, durante um "cochilo" da base de Requião, maioria na casa.

"Não foi pegadinha. Eu nem esperava que o requerimento entrasse em votação no mesmo dia que apresentei", disse o deputado estreante Ney Leprevost (PP), autodeclarado da ala independente. "Mas foi um cochilo deles." Requião tem mais de 30 dos 54 deputados da Casa.

Chávez foi recebido com honras de chefe de Estado por Requião em abril do ano passado, quando comandou uma missão empresarial ao Paraná. Dias atrás, o governo paranaense abriu os portos de Paranaguá e Antonina para cargueiros da Venezuela, com preferência de atraque sobre os demais.

Leprevost disse que sua moção de repúdio a Chávez não foi motivada pela viagem do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil, mas pelo "perfil de ditador" do presidente venezuelano.

"Também não gosto de Bush. O considero um atraso para a humanidade, mas pelo menos foi eleito por voto democrático. Já Hugo Chávez deu golpe branco, mudou a Constituição de seu país e cerceia a liberdade de imprensa."

A bancada do PMDB se mobilizava ontem para tentar diminuir o constrangimento da moção para Requião. A liderança do governo prepara para hoje uma moção de apreço ao presidente venezuelano. A moção que conferiu a Chávez o título de "persona non grata no Paraná" foi aprovada em sessão única, com dispensa de voto nominal.

Leia mais
  • Lula diz que não pretende conversar com Bush sobre Chávez
  • Lula vai pedir a Bush redução da taxa sobre álcool brasileiro
  • Bush traz ao Brasil cerca de 300 policiais
  • George Bush enfrentará "corrida de obstáculos" na América Latina
  • Americano deve viajar de SP a Guarulhos de carro por segurança
  • Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página