Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 16h26

Exército usará mísseis portáteis na segurança do presidente Bush

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A segurança que o Exército Brasileiro irá oferecer à comitiva do presidente dos EUA, George W. Bush, em seu trajeto pelas ruas de São Paulo irá contar com mísseis portáteis, apoio de helicópteros e de armamentos mais leves, como metralhadoras e pistolas.

O chefe da sessão de comunicação social do Comando Militar do Sudeste, coronel César Augusto Moura, disse à Folha Online que os materiais de artilharia antiaérea leve, que podem ser classificados como "mísseis portáteis", serão utilizados pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, baseada no Guarujá, em conjunto com o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, da Praia Grande.

Caio Guatelli/Folha Imagem
Às 17h, manifestação de opositores do presidente Bush ocupava av. Paulista
Às 17h, manifestação de opositores do presidente Bush ocupava av. Paulista
O alcance e poder de destruição desses mísseis portáteis não puderam ser revelados, segundo Moura, por questão de segurança.

O coronel informou também que a operação de segurança contará com o apoio de três helicópteros do Comando de Aviação do Exército, que acompanharão o deslocamento por terra da comitiva do presidente Bush, mas não carregarão armamentos. A operação também não contará com veículos blindados.

Moura disse que a operação de segurança se baseou em um deslocamento todo terrestre por parte da comitiva presidencial americana. Segundo ele, a presença do Exército oferecerá uma "segurança afastada", concentrada nas vias de acesso aos locais onde estará o presidente Bush, as ruas ao redor do hotel Hilton --onde ele ficará hospedado-- e aos locais que visitará acompanhado do presidente luiz Inácio Lula da Silva, como as instalações da Petrobras, em Guarulhos.

O coronel disse que a estratégia de segurança elaborada pelo Exército visa prover "o máximo de segurança, criando o mínimo de transtorno" para a população de São Paulo. "Sabemos que causará algum transtorno, mas acreditamos que, com a segurança que elaboramos, os transtornos serão atenuados", disse. "Os postos de segurança já ocupados estão dentro de uma boa expectativa."

Também participarão do esquema de segurança do presidente Bush a 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, sediada em Caçapava; a 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas; o 14º Grupo de Infantaria Leve, baseado em Osasco; o 20º Grupo de Artilharia Leve, de Barueri; o 2º Batalhão de Polícia do Exército, de Osasco; o 28º Batalhão de Infantaria Leve, de Campinas; e o 2º Batalhão de Infantaria Leve, baseado em São Vicente.

Leia mais
  • Kassab recepcionará presidente Bush no aeroporto
  • Direitos humanos estão na agenda de Bush no Brasil
  • Militantes do PSOL queimam boneco de Bush em frente ao Congresso
  • Plano anunciado por Bush para América Latina é reciclado
  • CET não divulgará rotas alternativas com visita de Bush a São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página