Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 21h56

Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) assume na próxima sexta-feira o Ministério da Justiça em substituição ao ministro Marcio Thomaz Bastos. A informação foi confirmada esta noite pela própria assessoria de Tarso. A cerimônia de transmissão do cargo está marcada para às 11 horas de sexta-feira, na primeira mudança efetiva no primeiro escalão do governo na esperada reforma ministerial.

O Palácio do Planalto ainda não confirmou oficialmente o nome do substituto de Tarso, mas a pasta deverá ser assumida pelo ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo). A saída de Walfrido abre caminho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acomodar a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy no Ministério do Turismo.

O presidente vai nomear Tarso oficialmente para a Justiça até quinta-feira. Bastos já havia anunciado sua saída do governo desde o ano passado, logo após a reeleição do presidente Lula em outubro. Em meados de dezembro, o porta-voz da Presidência da República, André Singer, disse que Bastos permaneceria no cargo até o final de janeiro.

Com a demora de Lula para realizar a reforma ministerial, Bastos afirmou que ficaria até o início de fevereiro. O prazo foi prorrogado até Lula oficializar o convite para Tarso assumir a pasta. Bastos alega motivos pessoais para deixar o cargo.

Reforma em partes

O anúncio da posse de Tarso confirma a estratégia do presidente Lula de realizar a reforma ministerial a conta-gotas, ao invés de anunciar as mudanças no primeiro escalão de uma só vez.

Amanhã, Lula conversa com o PMDB para definir o espaço do partido no governo. Lula receberá o presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), quando deve confirmar que o partido ficará com pelo menos quatro pastas: Comunicações, Minas e Energia, Saúde e Integração Nacional.

O partido vai insistir em mais um ministério. O PMDB não considera que a pasta da Saúde pertença à cota da bancada do partido na Câmara, e sim, do Senado. Por isso, os deputados peemedebistas reivindicam um quinto ministério de Lula --Agricultura ou Previdência.

O PT também deve encaminhar ao presidente nesta quarta-feira a lista com os nomes do partido indicados para a reforma ministerial.

Leia mais
  • Josias de Souza: Tarso Genro sonda Carlos Lupi para a Previdência
  • Lula diz que não tem pressa para trocar ministro e elogia PT
  • Após encontro com Lula, PT recua e diz que aceita perder espaço no governo
  • PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura
  • Dilma diz que governo não está parado e que dinâmica ministerial é outra
  • Bancada do PMDB na Câmara vai pedir a Lula dois ministérios e estatais

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página