Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2007 - 16h53

Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) disse hoje, em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, que sua "experiência no setor público está prestes a terminar". O ministro afirmou que ainda não sabe quem irá substituí-lo na pasta e ouviu apelos dos deputados para que revisse sua posição de deixar o governo.

Entre os que tentaram dissuadir Furlan estava o deputado Antonio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda. Palocci argumentou que a saída dele seria uma grande perda para o governo no que foi repetido por outros deputados da comissão.

Furlan não se mostrou sensível aos apelos e revelou que vai voltar para a iniciativa privada assim que deixar o ministério. "Conversei com o presidente e ele aceitou, em princípio, me liberar, mas disse que vai continuar me dando tarefas", afirmou.

Furlan disse que sua substituição deve ser anunciada "em breve", até porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse em público que está à procura de um empresário para ocupar a pasta. O comentário, segundo Furlan, foi feito ontem em encontro de Lula com empresários. "O presidente está escolhendo meu substituto e a qualquer momento o nome deve ser divulgado. Vou voltar para a iniciativa privada", afirmou.

Nomes

O presidente Lula estaria disposto a levar um empresário de peso para o seu governo. A Folha Online apurou que Lula chegou a convidar dois empresários, mas que recusaram a proposta alegando que não poderiam abdicar dos seus compromissos empresariais. O PT teria pensado em indicar a ex-prefeita Marta Suplicy (SP) para a vaga, mas Lula não quer um político sem relação com o setor no Desenvolvimento. Ela deve ser nomeada para a pasta do Turismo.

Diante das dificuldades, o nome do ministro Walfrido dos Mares Guia (Turismo) vem sendo cogitado. Empresário do ramo da educação e político, ele combinaria as duas premissas para ocupar o cargo. Neste caso, o Ministério das Relações Institucionais, que seria ocupado por Walfrido, iria para um nome do PT. O PT cobrou isso do presidente na reunião que teve com Lula na última segunda-feira. O indicado seria o ex-governador do Acre Jorge Viana.

Leia mais
  • Lula define hoje espaço do PMDB na reforma ministerial
  • Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira
  • PT deixa para Lula decisão sobre nomeação de Marta para 1º escalão
  • Hélio Costa critica pedido do PMDB para ter cinco ministérios
  • Josias de Souza: Tarso Genro sonda Carlos Lupi para a Previdência
  • PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página