Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 13h02

Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O Palácio do Planalto adiou para quinta-feira a posse do novo ministro da Agricultura, o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR). O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), disse ontem que Balbinotti tomaria posse amanhã, junto com os novos ministros do partido: José Gomes Temporão (Saúde) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).

Segundo o Palácio, a posse de Balbinotti foi adiada porque o atual ministro Luís Carlos Guedes Pinto está viajando. Por conta disso, a transmissão de cargo não poderia ser feita antes da próxima quinta-feira.

Nos bastidores, entretanto, há rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha ficado descontente com as denúncias que existem contra Balbinotti, réu em dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal).

O blog do Josias informou que o primeiro processo deu entrada no Supremo em 18 de novembro de 1996. "Refere-se a uma ação penal por crime de responsabilidade. Conforme o protocolo disponível no sítio do STF, sabe-se apenas que Balbinotti foi acusado de deixar de realizar licitação ao tempo em que foi prefeito do município de Barboza Ferraz".

"O segundo processo, mais recente, foi protocolado no STF em 18 de maio de 2006. Teve origem na Justiça Federal de Mato Grosso, onde o novo ministro concentra as atividades que o tornaram o maior produtor individual de grãos de soja do país", diz Josias de Souza.

Balbinotti não quis dar detalhes ontem da investigação. Ele disse para a reportagem da Folha que iria se explicar hoje para o presidente Lula. "Vamos ter a oportunidade de esclarecer. Só tenho a dizer que sou pessoa inocente, sou limpo", disse ele.

Ele também admitiu que tem dívidas com o Banco do Brasil. "Qual o agricultor que não tem? Mas só as tenho porque tenho crédito", afirmou.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento
  • Em encontro com PDT, Tarso confirma que partido fica com Previdência
  • PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página