Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 13h30

Lula vai escolher entre Walfrido e Fontana para Relações Institucionais

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu indicações do PT e do PTB para o Ministério das Relações Institucionais. O PT quer emplacar o deputado Henrique Fontana (RS) para o lugar de Tarso Genro, que assume amanhã o Ministério da Justiça.

Já o PTB quer transferir o ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) para a mesma pasta. O lugar de Walfrido deve ser ocupado pela ex-prefeita petista Marta Suplicy (SP).

O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), disse que Fontana e Walfrido são dois fortes candidatos para o lugar de Tarso. "Vamos ficar contentes com os dois nomes. Se o Fontana vier a ser indicado, vamos ficar contentes porque foi excelente líder e companheiro de primeira hora. Se for o Walfrido, vamos ficar tão contentes quanto."

Walfrido admitiu hoje que é um "coringa" no governo e que, por isso, seu destino ainda está indefinido. O ministro reconheceu que pode ser transferido para Relações Institucionais ou para o Desenvolvimento --pasta ocupada pelo ministro Luiz Fernando Furlan, que já pediu para deixar o cargo para seguir carreira na iniciativa privada.

"Falta pouca coisa para acontecer e eu estou neste meio. Não posso avaliar se vou para a pasta do Desenvolvimento, para a Articulação Política ou para o Turismo. Coloquei para o presidente que estava disponível na medida que ele fosse fazer os ajustes no ministério e estou aguardando", afirmou.

Mas o líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), disse que não interessa à legenda ter a pasta do Desenvolvimento. "O PTB não pode se sentir atendido com o Walfrido no Desenvolvimento. Não dá para um partido que deseja crescer politicamente apostar num ministério técnico. Precisamos de uma pasta política e o nosso desejo é ficar com as Relações Institucionais", disse.

Segundo ele, Walfrido tem um bom relacionamento com todos os partidos no Congresso, o que o credencia a substituir Tarso. O petista assumirá amanhã a pasta da Justiça. O próprio Walfrido tem essa avaliação. "Tenho uma relação muito próxima com os deputados. Os deputados, em especial do PTB, costumam dizer que se eu estiver nas Relações Institucionais facilitaria a relação com o Planalto", afirmou.

O partido não gosta da definição do Planalto de que Walfrido é coringa porque isso significa que ele pode ir para qualquer lugar, até mesmo para pastas que não atendem a legenda. A Folha Online apurou que o meio empresarial também não concorda com a nomeação dele para o Desenvolvimento. Considera que seria uma substituição "tampão" pela falta de outra alternativa.

Walfrido, no entanto, disse que não se considera o único nome para ocupar a pasta. "O cemitério está cheio de gente insubstituível", afirmou.

Leia mais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Tarso Genro assume Ministério da Justiça na sexta-feira
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento
  • Em encontro com PDT, Tarso confirma que partido fica com Previdência
  • PMDB vai pedir a Lula Ministério da Agricultura

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página