Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2007 - 11h25

Furlan cita "Esqueceram de Mim" para explicar permanência no governo

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ministro demissionário Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) brincou nesta sexta-feira com a demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em encontrar um substituto para sua pasta. "Não é que deve estar difícil. É que o presidente está brincando comigo, como no filme 'Esqueceram de mim 2'."

Lula vem sendo pressionado pelo ministro a decidir logo o seu substituto. Foi Furlan que pediu para deixar o governo no ano passado. Ele continua no cargo a pedido de Lula, mas não esconde o desejo de sair logo da pasta.

Questionado sobre uma possível permanência no segundo mandato de Lula, Furlan optou pelo silêncio e não respondeu sobre a questão. A Folha Online apurou que o ministro está sendo pressionado pela família a deixar o governo.

A escolha do novo ministro do Desenvolvimento se tornou o maior impasse da reforma ministerial. A Folha Online apurou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou para a pasta os empresários Mauricio Botelho, presidente da Embraer, e Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar. Mas os dois recusaram o convite.

Ambos alegaram que não poderiam trocar a iniciativa privada pelo governo por causa dos compromissos empresariais que assumiram. Interlocutores de Lula dizem que ele procura alguém que entenda de comércio exterior.

Para chegar a esse nome, Lula vem recebendo a ajuda do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), que guarda sigilo sobre o assunto.

O próprio Monteiro é um nome bem avaliado pelo governo, mas Lula não teria feito o convite por considerar que dificilmente ele aceitaria trocar a presidência da CNI --que é independente-- pelo ministério. Além disso, para o governo é melhor manter um aliado na confederação.

Leia mais
  • Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura
  • Lula vai escolher entre Walfrido e Fontana para Relações Institucionais
  • PMDB consegue Agricultura e passa a controlar cinco ministérios
  • Lula diz que não irá politizar as áreas da educação e saúde
  • Marta aceita ocupar Ministério do Turismo
  • Palocci pede para Furlan continuar no Desenvolvimento

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página