Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 09h57

Saiba mais sobre dom Odilo Pedro Scherer

Publicidade

da Folha Online

Nomeado nesta quarta-feira pelo papa Bento 16 para assumir o comando da Arquidiocese de São Paulo, o secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Odilo Pedro Scherer, 57, nasceu em 21 de setembro de 1949, em Cerro Largo (RS).

Dom Odilo foi escolhido para suceder dom Cláudio Hummes por sua proximidade com o Vaticano e juventude.

Filho de Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer, é mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Odilo foi ordenado padre em 1976, no Paraná. Foi reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel (PR), de 1977 a 1978; e no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo (PR), de 1979 a 1982 e em 1993.

Também foi professor de Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ambas em Toledo (PR); de Teologia no Instituto Teológico Paulo 6º, de Londrina (PR); reitor do Seminário Teológico de Cascavel (PR); diretor e professor do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel; e reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja.

Por sete anos, entre 1994 e 2001, foi oficial da Congregação para os Bispos. Dom Odilo foi bispo auxiliar de São Paulo de 2002 a 2007, secretário-geral da CNBB de 2003 a 2007, e secretário-geral adjunto da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em maio de 2007.

Leia mais
  • Papa nomeia dom Odilo Scherer para assumir Arquidiocese de SP
  • Igreja Católica aguarda nomeação de arcebispo de São Paulo
  • Papa deve anunciar arcebispo de SP antes de viajar ao Brasil
  • No Vaticano, d. Claudio Hummes defende celibato de padres
  • Dom Cláudio embarca para assumir cargo no Vaticano

    Especial
  • Leia mais sobre o cardeal dom Cláudio Hummes
  • Leia mais sobre dom Odilo Pedro Scherer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página