Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 12h11

Nomeado arcebispo, d. Odilo diz que faltam igrejas e sacerdotes

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Odilo Scherer, escolhido hoje arcebispo de São Paulo pelo papa Bento 16, agradeceu a nomeação para suceder d. Cláudio Hummes. Dom Odilo disse que o principal desafio à frente da Arquidiocese de São Paulo será cumprir a sua missão "no contexto de uma metrópole urbana e seus vários mundos: periferia, trabalho, comunidades carentes e sua realidade de sofrimento".

"A gente tentará, com a colaboração dos bispos, padres e comunidades, cumprir essa missão designada pelo papa. Tenho sentimento de gratidão e emoção por ter recebido essa missão", disse.

Folha Imagem
Dom Odilo Pedro Scherer vai assumir o comando da Arquidiocese de São Paulo
Dom Odilo Pedro Scherer vai assumir o comando da Arquidiocese de São Paulo
Dom Odilo reconheceu, no entanto, que a Igreja Católica perdeu espaço nas grandes metrópoles frente o crescimento urbano desordenado do país. "A Igreja [Católica] não acompanhou essa mobilidade. Faltam igrejas, sacerdotes. Não conseguimos arrumar nossa situação dentro dos mundos complexos das grandes cidades", disse.

Questionado sobre o desafio de comandar a arquidiocese de uma das cidades mais violentas do país, d. Odilo disse que poderá dar sua pequena colaboração --mas enfatizou que a responsabilidade sobre a segurança pública é das autoridades brasileiras.

"A segurança deve ser tratada pelas forças de segurança. Mas a segurança das pessoas está relacionada com os direitos da pessoa humana. Deve estar na ordem do dia das autoridades", defendeu.

O bispo disse que assumirá a Arquidiocese de São Paulo no dia 29 de abril, quando terminaria seu mandato de quatro anos na CNBB.

Papa

A indicação de d. Odilo para a Arquidiocese foi do papa Bento 16. O bispo disse que, independentemente de sua proximidade com o papa, a Igreja Católica manterá o diálogo amplo com o Vaticano. "Nós temos uma relação de ofício com o papa. É um diálogo que acontece há muito tempo, não só agora por causa da visita de Bento 16 ao Brasil", afirmou.

Dom Odilo destacou a canonização do frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), frei Galvão, além da palestra que o papa fará ao episcopado brasileiro, como pontos importantes da visita de Bento 16 ao país. "A visita é breve. Estamos otimistas para esse encontro", afirmou.

Leia mais
  • Papa nomeia dom Odilo Scherer para assumir Arquidiocese de SP
  • Dom Odilo Scherer diz que católicos devem participar da vida política
  • Saiba mais sobre dom Odilo Pedro Scherer
  • Igreja Católica aguarda nomeação de arcebispo de São Paulo
  • Governo cria comissão para organizar visita do papa ao Brasil
  • Sandy & Júnior prefere "Acústico MTV" a cantar para o papa

    Especial
  • Leia mais sobre o novo arcebispo de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página