Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2007 - 20h56

Bento 16 deve usar vestimenta com temas da Amazônia na visita ao Brasil

Publicidade

THIAGO REIS
da Agência Folha

O papa Bento 16 poderá usar uma vestimenta com temas da Amazônia na missa que irá celebrar no dia 11 de maio, em São Paulo (SP). Uma empresa de Balneário Camboriú (SC) irá confeccionar quatro casulas (vestes que cobrem todo o corpo) com elementos tipicamente nacionais, como a vitória-régia e o guaraná, para a celebração no Campo de Marte.

Bento 16 tem seu cerimonial próprio, mas poderá optar por um dos modelos brasileiros. As roupas serão apresentadas à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no dia 25 de abril.

A idéia da empresa, a Arte Sacro Paramentos Litúrgicos, é homenagear a Campanha da Fraternidade 2007, que tem como tema a Amazônia.

"Dois modelos serão mais nobres, solenes, com marca d'água. Os outros ainda estão sendo desenvolvidos. Deverão ter listras douradas, com um dégradé em verde e uma vitória-régia ou um guaraná, nada berrante. Serão elegantes, mas simples", diz Thiago Moraes, responsável pela criação das roupas.

Além das vestimentas do papa, a empresa irá produzir todos os paramentos que serão usados na missa pelos padres e bispos presentes.

Estão sendo produzidas para os padres 2.000 estolas (faixas verticais usadas sobre a túnica) e para os bispos 500 casulas e 500 mitras (pequenos chapéus com fendas).

Nas casulas, que serão brancas, haverá uma cruz vermelha e, abaixo, um desenho bem colorido com linhas verticais. "O objetivo é mostrar o agito da cidade de São Paulo", diz Moraes.

Escolhida pela CNBB --que gostou das vestes feitas para o Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis, no ano passado--, a empresa deve produzir em um mês o que normalmente faz em um ano. O prazo de entrega é apertado: 5 de maio.

Por isso, teve de contratar mais 15 costureiras, além das 30 que já trabalham para a empresa. Apesar da grandeza do evento, a proprietária da Arte Sacro Paramentos Litúrgicos, Madalena Benchaya, afirma que o valor cobrado da CNBB foi "irrisório" e que o mais importante é a "visibilidade" que terá. Ela não divulgou o valor.

A empresa já exporta paramentos para EUA, Japão, Itália, Reino Unido e Canadá. Veja abaixo como serão as vestimentas dos bispos:

Arte/Folha


Leia mais
  • Papa nomeia dom Odilo Scherer para assumir Arquidiocese de SP
  • Para d. Odilo, papa interpreta visão da Igreja Católica sobre 2º casamento
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Sandy & Júnior prefere "Acústico MTV" a cantar para o papa
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página