Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2007 - 17h23

Apagão aéreo esvazia Câmara e Chinaglia cancela sessão

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Pressionado pelos parlamentares que não conseguiram chegar a Brasília nesta segunda-feira por causa do apagão aéreo, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), cancelou as votações do plenário nesta tarde. Com isso, os deputados ausentes não terão cortes em seus salários.

Chinaglia havia se comprometido a realizar sessões de votação todas as segundas-feiras do mês de março para compensar o feriado do Carnaval --quando os deputados passaram toda semana sem trabalhar. Mas esta já é a segunda semana que ele não consegue cumprir a promessa por causa da crise aérea.

Até agora, 196 deputados registraram presença, 61 a menos do que o necessário para se iniciar a sessão. Se o quórum aumentar, Chinaglia pode convocar uma sessão extraordinária para hoje à noite.

No feriado da Semana Santa, os deputados terão que trabalhar na segunda, terça e quarta-feira. Chinaglia promete cortar os salários de quem não comparecer.

Apagão

O deputado recebeu hoje da assessoria da Casa documento elaborado pela assessoria jurídica que deverá ser encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a CPI do Apagão Aéreo. Segundo assessores, ele deve ler o documento somente à noite.

A oposição ingressou no STF com mandado de segurança acusando a Casa de desrespeitar o direito constitucional da minoria ao não instalar a CPI.

O ministro Celso de Mello condicionou sua decisão à resposta da Câmara sobre alguns questionamentos sobre os procedimentos adotados para engavetar a CPI. Chinaglia tem que encaminhar até quinta-feira a resposta ao STF.

Leia mais
  • Oposição vai usar CPI do Apagão Aéreo para investigar contratos da Infraero
  • Blog do Josias: Câmara dirá a STF que recurso anti-CPI é regimental
  • Caixa-preta da Infraero faz governo temer CPI do Apagão
  • Supremo adia decisão sobre CPI do Apagão Aéreo
  • Walfrido critica oposição por suposto uso político da CPI do Apagão Aéreo
  • PDT manda deputados votarem contra CPI do Apagão Aéreo

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão Aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página