Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 14h16

Senado quer transformar Dia de Frei Galvão em feriado nacional

Publicidade

da Folha Online

A CE (Comissão de Educação) do Senado aprovou hoje a criação do feriado nacional em comemoração ao Dia de Frei Galvão. A data será comemorada em 11 de maio deste ano --mesmo dia em que o papa Bento 16 vai canonizar o frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), o frei Galvão.

Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália. (Você aprova a criação de um feriado para comemorar o Dia de Frei Galvão? Vote na enquete)

De acordo com o relator do projeto, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), o objetivo do feriado é fazer com que "os brasileiros fiquem atentos ao movimento do papa e à canonização do frei."

Como o projeto tramita em caráter terminativo, não precisará passar pelo plenário do Senado. O projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

Frei Galvão

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), onde há hoje um museu com seus pertences. A instituição é gerida por José Carlos de França Maia, 77, promotor público aposentado e descendente de um dos dez irmãos do santo.

Na capital paulista, frei Galvão fundou, em 1774, o atual Mosteiro da Luz. Na cidade, a devoção ao frade é sintetizada pela busca por suas pílulas, que teriam o dom de facilitar partos e curar doenças.

Com Agência Senado

Leia mais
  • Cardápio do papa Bento 16 em SP inclui variedade de frutas tropicais
  • Nomeado arcebispo, d. Odilo diz que faltam igrejas e sacerdotes
  • Governo cria comissão para organizar visita do papa ao Brasil
  • Missa com papa Bento 16 deve reunir cerca de 2 milhões em SP
  • Igreja teme comércio de pílulas de frei Galvão
  • Milagre de frei Galvão pode aquecer turismo em Guaratinguetá

    Especial
  • Leia mais sobre o frei Galvão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página