Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2007 - 19h16

Sindicalistas se reúnem com Lula para criticar ida de Marinho para Previdência

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Representantes de seis centrais sindicais se reúnem esta noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir a permanência de Luiz Marinho no Ministério do Trabalho. Lula ofereceu a pasta ao presidente do PDT, Carlos Lupi, e decidiu deslocar Marinho para o Ministério da Previdência Social.

"Em time que está ganhando, não se mexe. O ministro fez um ótimo trabalho e deve continuar no cargo. É um retrocesso para nós trabalhadores ele sair", disse o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Carlos Grana.

As centrais sindicais afirmaram não ter resistências ao nome de Lupi, mas criticaram a mudança. "Achamos justo o PDT se compor no governo. Só não achamos justo que o Marinho saia. A pasta da Previdência é importante, mas no Trabalho ele [Marinho] poderá ajudar mais as centrais", afirmou.

Os sindicalistas se reuniram esta manhã com Marinho para criticar a mudança. Grana afirmou que o ministro não fez nenhum apelo para permanecer na pasta. "Não se trata de opinião pessoal do ministro, mas sim uma opinião coletiva das centrais. É uma decisão unilateral das centrais", disse.

Ausência

A Força Sindical não integra o grupo contrário à mudança de Marinho para a o Ministério da Previdência. O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), foi um dos articuladores para o convite de Lupi ao primeiro escalão do governo.

Inicialmente, o presidente do PDT assumiria o Ministério da Previdência e Marinho continuaria no cargo.

Lula, no entanto, ofereceu as duas pastas ao PDT. Por orientação das bancadas do partido na Câmara e no Senado, Lupi optou pelo Trabalho --pasta ligada à história do partido.

Leia mais
  • Ministro da Previdência confirma nomeação de Marinho para a pasta
  • Lula conclui reforma ministerial "até a virada do mês" e reúne equipe na 2ª
  • Lula cobra fim da crise aérea e indica que Waldir Pires fica na Defesa
  • Lula deve manter Cassel no Ministério do Desenvolvimento Agrário

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página