Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 16h32

Retidos nos EUA, fundadores da Renascer não comparecem à audiência em SP

Publicidade

da Folha Online

Sob a custódia da Justiça dos Estados Unidos, os fundadores da Igreja Renascer em Cristo não compareceram nesta terça-feira à primeira audiência do processo que respondem na Justiça brasileira por falsidade ideológica.

Diego Padgurschi/Folha Imagem
Estevam e Sônia mandam mensagem pela internet para fiéis da Igreja Renascer
Estevam e Sônia mandam mensagem pela internet para fiéis da Igreja Renascer
Segundo a assessoria da Renascer, os Hernandes não foram notificados pela Justiça sobre a audiência porque estão nos Estados Unidos.

Segundo denúncia do Ministério Público de São Paulo, o apóstolo Estevam Hernandes Filho e a bispa Sonia Hernandes teriam montado uma igreja "laranja", chamada Internacional Renovação Evangélica, para livrar a Renascer de processos.

O processo corre na 16ª Vara Criminal de São Paulo, e a audiência estava marcada para as 13h30 de hoje no Fórum da Barra Funda (zona oeste de SP). Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, apenas os advogados dos Hernandes compareceram à audiência.

O bispo primaz Jorge Luiz Bruno, também denunciado pelos promotores, era o único esperado na audiência.

Prisão

Estavam e Sônia Hernandes foram presos em 9 de janeiro, ao desembarcarem no aeroporto de Miami (EUA), porque declararam falsamente para a alfândega norte-americana que não carregavam mais de US$ 10 mil cada. Os dois portavam, juntos, US$ 56 mil (em espécie).

O advogado do casal, Luiz Flávio Borges D'Urso, disse na época que houve apenas um "equívoco" na declaração e que as explicações necessárias foram fornecidas à polícia americana.

Dez dias após a prisão, o casal conseguiu liberdade condicional e, desde então, tem de voltar até as 17h para casa e é obrigado a usar pulseiras eletrônicas no tornozelo. O mecanismo emite sinais com a localização dos réus, vigiados 24 horas.

Como os Hernandes só voltarão ao Brasil após o julgamento, marcado para primeira quinzena de maio, há a possibilidade deles prestarem depoimento em Miami sobre o processo que tramita em São Paulo.

Leia mais
  • Julgamento de casal da Renascer é adiado para a 1ª quinzena de maio
  • Advogados de casal da Renascer se encontram com promotores nos EUA
  • STF mantém prisão preventiva de fundadores da Renascer
  • Prisão de líderes freia projeto da Igreja Renascer
  • Para advogado da Renascer, proposta sobre extradição reforça defesa do casal
  • Casal da Renascer alega inocência em audiência na Justiça americana

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a Prisão na Renascer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página