Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2007 - 08h24

Acusado diz que matou padre alemão para se defender

Publicidade

da Agência Folha

O jovem suspeito de matar o padre Wolfgang Johannes Hermann, 46, em Belém (PA), disse em depoimento à polícia que foi atacado pelo religioso com uma faca após ter sido assediado sexualmente por ele.

Cássio Adriano de Jesus Figueiredo, 18, foi preso em flagrante anteontem à tarde com ferimentos na mão direita e no braço esquerdo. O padre foi encontrado morto em seu apartamento, no centro de Belém, com uma facada no peito.

Segundo o delegado Waldir Freire, que preside o inquérito, Figueiredo disse ter encontrado o padre em um shopping e que foi à casa dele porque ele lhe prometera um emprego.

Em seu depoimento, o jovem disse também que o padre tentou colocar a mão em sua genitália. Ele afirmou que não gostou e eles discutiram. O padre teria então tentado atacá-lo com uma faca.

Figueiredo, segundo a polícia, disse ter conseguido desarmar o padre e que o atingiu para se defender. "Esse foi o depoimento dele. Só estavam os dois no local e o padre está morto. Tudo será investigado", disse Freire.

O delegado disse que Figueiredo é acusado de ter matado um sargento reformado da Polícia Militar e assaltado uma farmácia em Belém em 2006. Anteontem, logo após o crime, a Polícia Civil havia divulgado que o suspeito tinha 17 anos.

Para Freire, as indicações são de que o jovem tinha o objetivo roubar o padre e que o crime não deve ter relação com a atuação do religioso.

Ontem, a Arquidiocese de Belém divulgou nota na qual lamentou a "brutalidade" do crime e disse esperar que as "circunstâncias" da morte sejam esclarecidas rapidamente.

O padre Wolfgang Hermann era vinculado à prelazia do Xingu, mas morava em Belém, onde trabalhava no seminário São Gaspar. Ele estava no Brasil desde 1995. No Pará, ele estava havia seis meses.

Leia mais
  • Padre alemão é assassinado em Belém
  • Ministério Público pede investigação para ameaça de morte a bispo no Pará
  • STF mantém prisão de acusado pela morte de Dorothy Stang
  • Justiça nega pedido e condenado pela morte de missionária permanece preso

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a morte de Dorothy Stang
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página