Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2007 - 13h51

Serra diz que é contra a reeleição e que assunto não é prioridade

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), se mostrou nesta quarta-feira favorável ao fim da reeleição, mas disse que não "trabalha com essa bandeira" por considerar que o assunto não é prioritário neste momento.

"Não é uma tese que em geral da qual eu fui partidário para sempre para o Brasil. Acho que ela poderia ser revista, mas não estou fazendo nenhum trabalho de articulação a esse respeito. Até porque, mesmo no meu partido, há opiniões diferentes", afirmou.

O governador foi favorável à aprovação da reeleição em 1997, mas disse que desde 2000 vem refletindo sobre mudanças nessa regra constitucional.

"A partir do ano 2000, 2001, depois das eleições municipais, comecei a pensar no assunto e vi que tinha problemas para o Brasil como um todo. A minha posição em relação à reeleição não é nova, nem está ligada à conjuntura", disse.

Se a regra não for revista, Serra poderá candidatar-se à reeleição para o governo de São Paulo em 2010, já que cumpre o primeiro mandato no comando do Estado.

Polêmica

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), reeleito em 1998 para a presidência da República, já mostrou ser contrário ao fim da reeleição. FHC defende a discussão sobre mudanças em alguns pontos da regra, como a permanência no cargo, durante a campanha, do candidato à reeleição.

Ao contrário de FHC, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ser a favorável ao fim da reeleição. Renan disse que, se houver acordo entre os líderes partidários, vai colocar em votação proposta de emenda constitucional sobre o assunto que está no plenário.

Em agosto do ano passado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou a PEC que acaba com a possibilidade de reeleição para os chefes do Poder Executivo a partir de 2010.

O mandato seria mantido em quatro anos. Segundo a Folha, governistas negociam com tucanos a aprovação do fim à reeleição e a ampliação dos mandatos em um ano.

Leia mais
  • FHC sugere reeleição com candidato afastado do cargo
  • Berzoini defende fim da reeleição e ampliação do mandato
  • Aécio defende mandato de 5 anos e minimiza discussão sobre fim da reeleição
  • Lula quer aval de tucanos para acabar com reeleição

    Especial
  • Lei o que já foi publicado sobre reeleição
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página