Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 22h14

Lula diz que não negocia propostas da oposição para CPMF

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se mostrou esta quinta-feira disposto a ceder aos apelos da oposição por mudanças na alíquota e na partilha de recursos da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Durante encontro com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), Lula deixou claro que o governo não vai acatar a partilha de recursos da CPMF com os Estados, nem a redução progressiva da alíquota da contribuição.

"Não chegamos a um acordo. Temos nossas duas propostas, mas o presidente não concorda", disse Tasso.

No encontro com Tasso, Lula pediu apoio da oposição para aprovar a prorrogação da CPMF no Congresso e a DRU (Desvinculação de Receitas da União) --instrumento que permite gastar livremente parte das receitas federais.

"A grande preocupação que o presidente colocou foi a CPMF e a DRU. Eu imagino que o presidente esteja mais tranqüilo em relação à aprovação do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] que à CPMF", afirmou Tasso.

Diante do impasse sobre a CPMF, Lula pediu que a oposição esteja "aberta para a discussão" mesmo com as posições divergentes sobre a contribuição.

Diálogo

Segundo Tasso, o presidente Lula se mostrou disposto a colocar o ministro Guido Mantega (Fazenda) em contato com os partidos de oposição para discutir o conceito de renda líquida dos Estados. Esse mecanismo permite alterar as parcelas do pagamento das dívidas com a União.

Lula também se comprometeu com Tasso a rever seu veto ao projeto de recriação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), além de mostrar disposição para viabilizar a construção de siderúrgica no Ceará para a produção de gás natural.

Leia mais
  • Aécio convoca prefeitos a disputar recursos com União
  • Tributo menor compensaria perda cambial; Fazenda faz estudos
  • Conheça a história da CPMF, o tributo provisório incidente desde 1994

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPMF

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página