Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2007 - 12h22

Para Berzoini, reforma política tem que criar limites para a mídia nas eleições

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), defendeu hoje que a reforma política --que tramita no Congresso-- também discuta mecanismos para diminuir "o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral".

Durante seminário que tinha como objetivo discutir o "funcionamento dos sistemas políticos eleitorais do Uruguai, Espanha e Alemanha", Berzoini afirmou que a reforma não pode se limitar ao financiamento público, fidelidade partidária e voto em lista.

"Existem questões mais importantes como discutir o poder dos meios de comunicação no processo eleitoral", defendeu.

Para a Folha Online, Berzoini sugeriu que a Justiça Eleitoral poderia fazer o controle dos meios de comunicação, mas não disse de que forma ela seria instada a isso. Para defender sua tese de que é preciso controlar os meios de comunicação durante as campanhas eleitorais, Berzoini citou a disputa presidencial de 2006.

"Vários meios de comunicação abriram mão do bom jornalismo nas últimas eleições e fizeram campanha declarada para o candidato de oposição", afirmou. "Com um Judiciário mais atento com relação a isso", respondeu ele ao ser questionado como seria exercido o controle.

"Essa discussão pode entrar na reforma política ou ser simplesmente uma preocupação", afirmou ele.

Berzoini não está isolado nessa discussão. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), e o deputado José Genoino (PT-SP) concordam com ele. "Temos uma crise no financiamento das campanhas, mas também temos uma crise com o poder dos meios de comunicação. Muitos agem de forma partidária nas eleições, sem assumir suas posições", disse Luiz Sérgio. O deputado defende que esse debate "seja aflorado" na discussão da reforma política.

O líder do PC do B, Renildo Calheiros (PE), é mais um que concorda. "A mídia brasileira é muito desinformada, gosta mesmo é de escândalo, tem muita dificuldade de divulgar o que ocorre no debate nacional."

Um dos palestrantes do evento, Genoino complementou. "Algumas pessoas do Poder Judiciário, do Ministério Público e da mídia partem da idéia de que algumas instituições encarnam o bem e fazem um julgamento preconceituoso e elitista do que consideram o mal numa tentativa de tirar a legitimidade da política."

Leia mais
  • Lula diz que é contra reeleição e que não vai dar palpite sobre assunto
  • Em encontro com Lula, presidente do PSDB promete diálogo com governo
  • Berzoini diz que há grupo do PT descontente com divisão de cargos no governo
  • Ex-ministro diz que há entraves para criação da Secretaria dos Portos
  • Lula troca presidente da Radiobrás; Garcez assume lugar de Bucci
  • Secretário do PT cobra R$ 30 milhões de filiados inadimplentes

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página