Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2007 - 21h54

Lula não comenta decisão do TSE sobre dossiegate

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis comentar hoje a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que mandou arquivar a representação do PSDB e DEM (ex-PFL) contra a suposta existência de abuso de poder durante a campanha eleitoral de 2006. Ao chegar para jantar com a bancada do PT na Câmara na casa do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Lula afirmou que não sabia do teor da decisão do TSE.

"Por não ter informação, não vou comentar", disse ele. Lula pediu para o presidente do PT, Ricardo Berzoini, se manifestar, mas o petista também não quis conversar com a imprensa.

Os ministros do TSE seguiram o voto do relator do processo do dossiegate, César Asfor Rocha, que julgou improcedente a representação por entender que não há provas que configurem a existência de crime eleitoral no episódio do dossiegate.

Rocha alega ainda que não existem indícios de que o dinheiro apreendido com Gedimar Passos e Valdebran Padilha fosse do PT nem qualquer comprovação do envolvimento do presidente Lula ou do presidente do PT, Ricardo Berzoini, com a apreensão.

"À época, era reconhecida a clara vantagem do presidente sobre o seu adversário mais próximo. Longe de beneficiá-lo, o episódio teve efeito contrário de desgastá-lo", afirma no seu voto.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, não votou. Ele --que seria o sétimo a votar-- se manifestaria se houvesse empate no resultado.

Os advogados dos partidos de oposição informaram que vão analisar a decisão para depois definirem se vão recorrer ou não.

Leia mais
  • Berzoini diz esperar por "julgamento justo" do TSE sobre dossiegate
  • Para Berzoini, reforma política tem que criar limites para a mídia nas eleições
  • Líderes do PRB minimizam críticas de Mangabeira Unger a Lula
  • Em busca de cargos, bancada do PT na Câmara janta hoje com Lula
  • Governo Lula gasta mais de R$ 1 bilhão em publicidade
  • Blog do Josias: TCU pode impor multa de R$ 30 mil a Luiz Gushiken

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página