Publicidade

Publicidade
Brasil
30/04/2007 - 15h25

Oposição diverge sobre foco da CPI do Apagão Aéreo

Publicidade
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Às vésperas da instalação da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, os partidos de oposição divergem sobre a condução das investigações pelos integrantes da comissão. O DEM (ex-PFL) quer que a CPI investigue, inicialmente, supostas irregularidade na Infraero (estatal que administra os aeroportos).

O PSDB, por outro lado, prefere adotar uma postura mais cautelosa sem a convocação imediata de integrantes da estatal.

"Eu acho que a Infraero terá que ser incluída nos depoimentos, mas a empresa é só um dos componentes da crise [aérea]. A pior bobagem é querer transformar de cara a CPI em um embate entre governo e oposição", afirmou à Folha Online o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP).

Os deputados tucanos se reúnem na próxima quarta-feira para definir as estratégias de atuação do partido na CPI. Apesar de não ter chegado a um consenso com o DEM sobre o cronograma de trabalhos na comissão, Pannunzio nega divergências entre os oposicionistas.

"Não tivemos nenhuma reunião para tratar dessa questão. Depois, vou propor um encontro com os demais partidos de oposição", disse.

O deputado defende que as investigações sejam conduzidas com cautela para não transformar a CPI em um "espetáculo televisivo". "Queremos que as informações venham a público de forma adequada", afirmou.

Instalação

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), prometeu instalar a CPI do Apagão na Câmara na próxima quinta-feira. O DEM e o PSDB foram os únicos partidos que já indicaram os nomes que vão integrar a comissão. O prazo para a indicação dos membros termina na quarta-feira.

A presidência da CPI deve ficar com o PMDB, partido que tem maior bancada da Câmara. A oposição ameaça recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) se não conquistar a relatoria ou a própria presidência da CPI.

O regimento da Câmara, no entanto, determina que a escolha do relator cabe ao presidente da comissão. Líderes peemedebistas já sinalizaram que o partido deve indicar um integrante do PT para a relatoria caso o PMDB fique com a presidência da CPI.

CPI

O requerimento que pede a instalação da CPI do Apagão na Câmara tem o seguinte fato determinado: "investigar causas, conseqüências e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro, chamada de 'apagão aéreo', desencadeada após o acidente aéreo ocorrido no dia 29 de setembro de 2006 envolvendo um Boeing 737-800, da Gol (Vôo 1907) e um jato Legacy, da América ExcelAire, com mais de uma centena de vítimas".

Leia mais
  • Oposição tentará ampliar foco de CPI do Apagão Aéreo
  • CPI do Apagão Aéreo vai começar a funcionar na quinta-feira
  • Disputa por cargos na CPI do Apagão abre crise no PSDB
  • STF determina imediata instalação da CPI do Apagão Aéreo
  • Oposição comemora decisão do STF sobre CPI; governo quer limitar investigação
  • Chinaglia diz que PMDB deve presidir CPI, que deve ser criada em maio

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca