Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 11h32

PMDB e PT indicam nomes para a presidência e relatoria da CPI do Apagão Aéreo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PMDB e o PT apresentaram hoje suas indicações para a presidência e relatoria, respectivamente, da CPI do Apagão Aéreo. O PMDB indicou Marcelo Castro (PI) para a presidência da comissão. E o PT indicou Marco Maia (RS) para assumir a relatoria.

Como maior bancada da Câmara, o PMDB tem o direito de indicar o presidente da CPI. Cabe ao presidente da comissão escolher o relator. PMDB e PT fecharam um acordo para ficar com os dois principais cargos de comando da CPI. Eles foram os últimos a fazer as suas indicações.

Em tese, as indicações precisam ser aprovados pelo plenário do conselho. Mas como a base tem maioria, todas as indicações devem ser aceitas.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), marcou para as 15h desta quinta-feira a instalação da CPI do Apagão Aéreo.

Indicações

Antes de fazer suas indicações, o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), conversou ontem à noite com o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais).

Hoje, o partido apresentou a sua lista de indicações: Carlos Zaratini (SP), André Vargas (PR) e Pepe Vargas (RS), como titulares. Como suplentes, a PT indicou os deputados Edson Santos (RJ), Cândido Vacarezza (SP), Eduardo Valverde (RO) e Nelson Pellegrino.

O PMDB indicou Eduardo Cunha (RJ) para a primeira vice-presidência. Para titulares, o partido indicou ainda os deputados Leonardo Quintão (MG) e Wladimir Costa (PA). Para suplentes, a legenda apresentou os nomes de Filipe Pereira (PSC-RJ), Rocha Loures (PMDB-PR), Carlos Willian (PTC-MG) e Fatima Pelaes (PMDB-AP)

O bloco PSB-PC do B-PDT-PAN-PMN indicou os deputados Doutor Ubiali (PSB-SP), Osmar Júnior (PC do B-PI) e Wolney Queiroz (PDT-PE) como titulares da comissão. O PV indicou o deputado Fernando Gabeira (RJ) e o PSOL, a deputada Luciana Genro (RS) como titulares da CPI.

Desde a semana passada, os partidos de oposição (PPS-PSDB-DEM) já haviam indicado os sete membros a que têm direito na CPI. Dos 24 integrantes da comissão, 16 serão da base aliada. A divisão é feita com base no tamanho dos blocos e bancadas dos partidos na Câmara.

O PP, PR e PTB --que integram a base aliada do governo-- indicaram como titulares da comissão os deputados Beto Mansur (PP-SP), José Carlos Araújo (PR-BA), Nelson Meurer (PP-PR) e Paes Landim (PTB-PI).

Com Agência Câmara

Leia mais
  • Para evitar desgaste, PMDB entrega para PT a relatoria da CPI do Apagão Aéreo
  • Presidência e relatoria da CPI ficarão com maiores bancadas, diz Chinaglia
  • Oposição tentará ampliar foco de CPI do Apagão Aéreo
  • CPI do Apagão Aéreo vai começar a funcionar na quinta-feira
  • Disputa por cargos na CPI do Apagão abre crise no PSDB
  • STF determina imediata instalação da CPI do Apagão Aéreo

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página