Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2007 - 15h37

Lula e Aécio se dizem amigos e defendem diálogo entre oposição e governo

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), voltaram a declarar hoje que são amigos de longa data. Os dois participaram hoje da abertura da abertura oficial da ExpoZebu, em Uberaba (MG).

Lula aproveitou para elogiar Aécio e dizer que não se sentia constrangido de estar ao lado do tucano. "Estou muito à vontade porque, em 2010, não sou candidato a nada. Obviamente que todo mundo sabe que eu tenho uma relação de amigo com o Aécio, independentemente de partido, desde que nós éramos deputados na Constituinte."

Aécio reiterou que a amizade entre eles é antiga. "Muito antes de ele sequer pensar em ser candidato à Presidência da República e muito antes de eu pensar em ser candidato ao governo do Estado, a minha relação é sólida de amizade e que vai continuar independentemente de alianças futuras ou de disputas futuras."

Lula disse hoje que a oposição é "saudável" e importante para o processo democrático. Segundo ele, não há espaço para o presidente e os governadores se tratarem como situação e oposição.

"Nós temos responsabilidades administrativas, nós temos responsabilidade com o povo brasileiro, com o povo de Minas, com o povo do Rio Grande do Sul, de São Paulo, e as divergências que nós tivermos nós vamos considerá-las na mesa de negociações", disse.

Segundo Lula, existe a hora certa de fazer oposição. "Tem hora para fazer oposição, tem hora para legislar, tem hora para governar. Se cada um fizer as coisas no tempo certo, nós poderemos fazer oposição e ter o país e os Estados andando maravilhosamente bem", disse Lula.

Assim como Lula, Aécio defendeu o diálogo entre a oposição e o governo. "O Brasil tem de superar algumas atitudes absolutamente retrógradas, eu chamaria até de tupiniquins, essa crítica de que a oposição não deve conversar com o governo central."

"A oposição não só pode conversar, ela deve conversar com o governo central para discutir uma agenda de país e isso não significa se submeter a absolutamente nada. Só os fracos é que devem temer esse tipo de conversa", afirmou Aécio.

Aécio também autorizou o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), a abrir o diálogo com o governo. "Ele [Tasso] tem absolutamente todo o meu aval pessoal e de praticamente todo o partido para continuar tendo essas conversas [com Lula]."

Leia mais
  • Marina Silva anuncia presidentes interinos do Ibama e do Chico Mendes
  • Oposição indica o tucano Macris para a presidência da CPI do Apagão
  • Relator diz que CPI do Apagão Aéreo não será "chapa-branca"
  • José Delgado vai assumir corregedoria-geral da Justiça Eleitoral
  • Governo descumpre acordo com prefeitos e retira de pauta aumento do FPM

    Especial
  • Leia mais sobre o presidente Lula
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página