Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 09h18

CNBB aprova documento em defesa da Amazônia

Publicidade

da Agência Folha, em Indaiatuba

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou terça-feira (8) documento sobre a Amazônia no qual faz a defesa do ambiente e aponta problemas que a Igreja Católica enfrenta na região, como falta de recursos, meios de transporte e de comunicação limitados e insuficiência de padres, religiosos e catequistas na região.

O documento relata também que o apoio financeiro externo --de outras paróquias ou instituições do país-- para a igreja é pontual e limitado, e que ações são descontinuadas quando acabam os recursos.

A declaração "Fraternidade e Amazônia: Vida e Missão neste Chão", que repete o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, cita também ameaças sofridas por religiosos que defendem populações da Amazônia, como o bispo dom Erwin Kräutler, da prelazia do Xingu, que defende as comunidades contra a ação de pecuaristas e fazendeiros, e dom Geraldo Verdier, de Guajará Mirim (RO), que denunciou torturas policiais.

A morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, em Anapu (PA), também foi lembrada.

"A vida de irmã Dorothy Stang, sacrificada no dia 12 de fevereiro de 2005, não foi suficiente para dirimir a ganância daqueles que querem tudo e conseguem se sobrepor às leis e às autoridades", diz o texto.

A CNBB incluiu na declaração a preocupação da entidade com o aquecimento global, citando o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) que concluiu que o processo é irreversível, mas pode ser desacelerado.

Leia mais
  • Bispos cobram "mais empenho" do Ministério da Saúde
  • Papa Bento 16 chega nesta quarta-feira a SP sob forte esquema de segurança
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil
  • Confira os trajetos que o papa percorrerá em São Paulo
  • Livro traz vida, milagres e devoção a Frei Galvão

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página