Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2007 - 23h01

Sem-terra invadem terras públicas na BA e no CE

Publicidade

RENATA BAPTISTA
da Agência Folha

Manifestantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) promoveram, desde o início da semana, duas invasões em áreas públicas na Bahia e uma no Ceará.

Cerca de mil famílias, segundo o MST, invadiram nesta segunda-feira (7) duas unidades da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) na Bahia --uma em Barreiras e outra em Juazeiro.

Segundo os sem-terra, o protesto é pelo não-cumprimento de acordo firmado no ano passado com a Codevasf e o Ministério da Integração Nacional para assentar 800 famílias na região do Projeto Salitre, em Juazeiro. No dia 1º de abril, mil famílias invadiram a área.

De acordo com a Codevasf, os assentamentos em Salitre são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em Pernambuco, o Projeto Pontal Sul da Codevasf, em Petrolina, invadido no último dia 14, permanece ocupado por cerca de 500 famílias ligadas ao MST. O movimento quer que a área do projeto seja transformada em assentamento para 2.000 famílias.

Já no Ceará, integrantes do MST invadiram hoje o prédio do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Fortaleza, impedindo a entrada de funcionários.

Os 750 manifestantes, segundo o movimento, estavam em frente ao prédio desde o último domingo, mas resolveram invadi-lo ontem para pressionar o governo a atender pedidos para apressar a reforma agrária no Estado.

De acordo com o Incra no Ceará, o movimento no prédio foi normalizado no início da tarde. Apesar de os manifestantes permanecerem no local, a entrada de servidores foi permitida. Antes da ação, os sem-terra passaram seis dias acampados em frente à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Leia mais
  • Superintendente do Incra-PE é exonerada após criticar ministro
  • Sob Lula, invasões de terra se espalham e aumentam 24%
  • MST desocupa fazenda de ruralista em São Paulo
  • Sem-terra ligado ao MST é morto durante invasão no Pará

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre o MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página