Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 15h37

Papa quebra mais uma vez o protocolo em Guaratinguetá ao descer do palco

Publicidade

REGIANE SOARES
Enviada especial da Folha Online a Guaratinguetá (SP)

O papa Bento 16 quebrou mais uma vez o protocolo ao descer do palco que foi montado na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), para cumprimentar e abençoar os jovens que acompanhavam a cerimônia. A caminhada do sumo pontífice entre o público no fim da celebração não estava programada.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Segundo o frei Hans Stapel, fundador do projeto, a equipe responsável pela segurança do sumo pontífice tentou impedir que Bento 16 fosse ao encontro das pessoas. Mas o alerta foi em vão. Ao final da celebração, o papa desceu os poucos degraus que separava o publico do palco e cumprimentou os que estavam mais próximos.

Segundo o frade, Bento 16 perguntou se era possível passar pelo meio dos jovens e ele respondeu que a segurança não iria concordar. "A segurança sempre tem muito medo, mas eu vou. Fique tranqüilo", contestou o sumo pontífice.

Caio Guatelli/Folha Imagem
Papa caminha entre fiéis em Guaratinguetá
Papa caminha entre fiéis em Guaratinguetá
"A polícia tentou impedir, e eu também não concordei. Mas o papa é autoridade, pode fazer o que quiser", disse Hans, ao lembrar do momento em que Bento 16 deixou o palco para cumprimentar as pessoas.

Em São Paulo, a passagem do papa Bento 16 não foi marcada só por encontros com políticos, religiosos, jovens e a canonização do frei franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, o frei Galvão. Na cidade, o papa também saiu um pouco da sua agenda oficial. No mosteiro São Bento, na região central da cidade, onde ficou hospedado, o papa quebrou o protocolo uma série de vezes.

Da sacada blindada do mosteiro ele surgiu diversas vezes para acenar para o público que se aglomerava nas imediações do largo São Bento. Só na sexta-feira, seu último dia na cidade, ele apareceu quatro vezes na sacada do mosteiro para acenar e abençoar os fiéis misturando o português com o italiano.

"Fiquem com Deus! Que Nossa Senhora Aparecida vos proteja. Fiquem com Deus", disse ele na quarta aparição antes de deixar o mosteiro.

Ao sair de lá, mais uma surpresa. Dentro do papamóvel, Bento 16 passou bem pertinho do público e acenou para todos eles. Para alegria de quem estava lá, a janela do papamóvel foi aberta pela primeira vez nesta viagem ao Brasil.

Leia mais
  • Papa visita hoje fazenda de reabilitação em Guaratinguetá
  • Fiéis devem usar protetor solar, roupas leves e tomar muita água em Aparecida
  • Aparecida recebe papa com multidão nas ruas e lei seca
  • Livros contam história de frei Galvão, Nossa Senhora e outros santos
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página