Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2007 - 21h09

Polícia detém manifestação anticristo na basílica de Aparecida

Publicidade

REGIANE SOARES
Enviada especial da Folha Online a Aparecida

Um grupo de 50 pessoas foi removido no pátio do santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida tentando fazer uma manifestação contra a visita do papa Bento 16 à cidade. Eles carregavam cartazes e faixas com frases anticristãs. Eles foram levados para fora do santuário pela Polícia Civil.

Acompanhe a visita em tempo real na Folha Online.

Os manifestantes chegaram a distribuir panfletos, onde diziam pertencer ao "Ministério Internacional Cresciendo en Gracia".

Momentos antes da saída do papa da basílica, onde recitou o Rosário com os fiéis, os manifestantes foram abordados por 25 policiais e impedidos de se manifestar.

De acordo com o major José Mateus Teixeira Ribeiro, coordenador da Comunicação Social do Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrada), as forças responsáveis pela segurança do santuário --Exército e Polícias Militar, Civil e Federal-- estão preparadas para qualquer tipo de manifestação que possa ocorrer no domingo (13).

"O comando está preparado para impedir qualquer manifestação. O objetivo é dar condições das pessoas externarem sua fé", afirmou Ribeiro.

Amanhã, quando acontece a missa de inauguração da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, a partir das 7h ao menos 3.000 homens estarão espalhados pela cidade de Aparecida para garantir a segurança dos fiéis e da cerimônia. Somente na basílica serão 300 homens.

Sacola suspeita

Outro incidente também mobilizou a polícia na tarde deste sábado. Uma hora antes do início do terço na basílica, por volta das 17h, uma sacola com objetos pessoais e pedaços de material de construção --como tijolos-- foram encontrados no interior da basílica.

De acordo com o Cosi, no início da tarde de hoje a basílica foi fechada para que fosse feita uma "varredura" para verificar se havia algo que pudesse ameaçar a segurança do sumo pontífice. Por volta das 15h a catedral foi reaberta e nada suspeito havia sido localizado.

Ao encontrarem a sacola, os homens do Cosi acionaram o Destacamento de Defesa Química, Biológica e Nuclear do Exército, que verificaram que não era "nada agressivo" e inutilizaram a sacola.

Leia mais
  • Em encontro na basílica, papa agradece hospitalidade dos brasileiros
  • Papa quebra mais uma vez o protocolo em Guaratinguetá ao descer do palco
  • Papa doa US$ 100 mil ao centro de recuperação Fazenda da Esperança
  • Fiéis retiram 100 mil pílulas de Frei Galvão em um dia
  • Confira a agenda do papa Bento 16 no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bento 16
  • Leia cobertura completa da visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página