Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 08h30

Lula dá posse hoje a Pedro Brito na nova Secretaria de Portos

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá posse hoje ao ex-ministro da Integração Nacional Pedro Brito na Secretaria Especial de Portos. Lula editou na semana passada a medida provisória que cria a secretaria, o 37º cargo com status de ministério do governo federal.

Lula convidou oficialmente Brito para integrar o governo no final de abril, após resolver o impasse com o PR --partido que reivindicava a manutenção do controle dos portos pelo Ministério dos Transportes (administrada pela legenda).

O presidente decidiu repassar à nova secretaria os portos marítimos e os da companhia Docas. Os terminais fluviais, por outro lado, permanecerão na alçada do Ministério dos Transportes.

Lula decidiu criar a secretaria para manter o espaço do PSB no governo depois da reforma ministerial. O partido perdeu o Ministério da Integração Nacional para Geddel Vieira Lima (PMDB), mas foi compensado com a criação da secretaria.

Longo Prazo

Além de Brito, Lula já convidou o filósofo Roberto Mangabeira Unger para assumir a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo do governo. O cargo também será criado por Lula com status de ministério para reunir o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) --com o objetivo elaborar projetos de longo prazo para o país.

A posse de Mangabeira na secretaria ainda não foi marcada pelo Palácio do Planalto. Crítico do primeiro mandato de Lula, Mangabeira chegou a defender o impeachment do presidente em meio ao escândalo do mensalão.

Mas no ano passado, se reaproximou do presidente para manifestar apoio à sua reeleição e foi convocado por Lula para ajudar na elaboração do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Leia mais
  • Liminar determina retorno ao trabalho de 50% dos servidores do Ibama
  • Presidente Lula diz que greve no Ibama não atrapalha obras do PAC
  • Servidores do Ibama iniciam greve contra pressão por licenciamentos ambientais
  • Greve de servidores do Ibama vai atrasar obras do PAC, diz Abdib
  • CNBB diz que responsabilidade por dar condições às famílias é do Estado

    Especial
  • Leia mais sobre o presidente Lula
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página