Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 16h36

Avião do papa teve dificuldade para contatar Cindacta-3, diz deputado

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O deputado Efraim Filho (DEM-ex-PFL-PB) apresentou hoje para a CPI do Apagão Aéreo o CD que conteria um áudio que mostraria uma tentativa frustrada de contato entre o avião que levava o papa Bento 16 no domingo à noite para Roma com o Cindacta-3 (Recife). Segundo ele, os pilotos do avião tentaram contatar a torre entre as 23h17 e 23h45.

O deputado disse que o papa queria enviar para o Cindacta-3 uma mensagem de agradecimento à hospitalidade recebida no Brasil.

Para Efraim, o Cindacta-3 pode não ter respondido à tentativa de contato porque o diálogo ocorreu em inglês.

O deputado disse que o diálogo foi captado por uma radioamador do seu Estado. Efraim afirmou ainda que um piloto de um avião da TAM percebeu a dificuldade de comunicação e transmitiu a mensagem em português para o Cindacta-3.

Segundo ele, só depois da interferência do piloto da TAM é que o avião do papa conseguiu fazer contato com o controle de aéreo do Recife.

Efraim apresentou hoje à CPI requerimento pedindo o conteúdo das caixas-pretas da Alitalia e TAM para confirmar o teor do diálogo.

Ele apresentou hoje para a CPI do Apagão Aéreo a mensagem, que será analisada agora pela comissão.

Áudio

O deputado entregou para os jornalistas cópias das supostas tentativas de contato entre os pilotos do avião da Alitalia e o Cindacta-3.

Numa das gravações, um homem diz em inglês que possui uma mensagem em para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pergunta se a torre prefere gravá-la ou anotá-la.

Em outra, um outro homem diz em português que o piloto do Alitalia tem uma mensagem para o presidente, que ele acredita ser do papa Bento 16. Ele pergunta ainda se a torre prefere que a mensagem seja enviada em outra freqüência.

Em outra gravação é possível ouvir partes da suposta tentativa de enviar a mensagem. "Ao excelentíssino senhor Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil. No momento em que sobrevôo as terras brasileiras para regressar a Roma, desejo expressar sincero agradecimento pela dedicada atenção que me foi dispensada por vossa excelência e demais membros do seu governo", diz a gravação seguida por um chiado.

Leia mais
  • CPI do Apagão começa a tomar primeiros depoimentos
  • Senado define integrantes de CPI aérea que começa amanhã
  • CPI do Apagão vai ao Cindacta-1 conhecer sistema militar de controle de vôo
  • Base aliada se articula para aprovar PEC que restringe poderes das CPIs
  • CPI ameaça pedir prisão de pilotos do Legacy para tomar depoimentos
  • Senado deve instalar duas CPIs na próxima semana

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página