Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2007 - 15h40

Presidente paraguaio pede que Lula busque consenso para renegociar Itaipu

Publicidade

da France Presse, em Assunção

O presidente paraguaio, Nicanor Duarte, pediu nesta segunda-feira ao colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que busque um consenso político para melhorar os termos do Tratado de Itaipu, a hidrelétrica binacional que os dois países dividem no rio Paraná.

"Acreditamos que mais cedo ou mais tarde será necessário buscar um consenso político, um acordo social, para começar a rever os termos do tratado de Itaipu, buscando maior justiça e eqüidade e permitindo assim uma melhor distribuição dos fundos para que se gere o desenvolvimento de nossos povos", disse o governante.

Duarte também afirmou que não usou este tom por uma questão eleitoral oportunista, como a oposição a seu governo o acusou de fazer.

"Acho que é possível um grande acordo político a curto e médio prazos para refletir com maior serenidade o que Itaipu representa para nossos povos", afirmou.

A vinda de Lula ao Paraguai, pela primeira vez em visita oficial, foi precedida por duras críticas da oposição política que qualificou Duarte de "entreguista". Seus opositores o criticam por ele não reclamar do preço "irrisório" pago pelo Brasil pela cessão de energia do Paraguai.

Leia mais
  • Lula leva apenas "espelhinhos" ao Paraguai, diz jornal
  • No Paraguai, Lula é atacado por jornal local
  • Lula chega a Assunção para primeira visita oficial ao Paraguai

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Tratado de Itaipu
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página